quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tema: Deus-cuidados para com a criação.

Aula 1:

Respeito à criação Divina

Prece inicial
Primeiro momento: contar a história [A natureza], publicada no periódico Seara Espírita de julho/2005. Podem se utilizar figuras para ilustrar a narrativa.
Segundo momento: questionar os evangelizandos sobre os cuidados com a natureza. Relacionar os fatos narrados na história com a preservação da natureza e o nosso dia-a-dia.

Quem criou a natureza?
O que é natureza?
O que faz parte da natureza?
Quais os cuidados que devemos ter com a natureza?
O que devemos fazer para preservar a natureza?
Obs.: salientar que foi Deus quem criou a natureza, foi uma criação maravilhosa, pois sem a água, o sol, a terra, as árvores, os animais, os seres humanos não teriam condições de viver na Terra.
Terceiro momento - vaso de flor: levar copinhos plásticos (de cafezinho) com um pouco de argila dentro. Entregar para os evangelizando pintar e recortar, o desenho de uma flor e uma folha. Colar a flor em um pauzinho de picolé. Após colocar a flor montada dentro do copinho de café.
Prece de encerramento

Anexo: História : A natureza

- Não, mãe. Não vou molhar as plantas. Não gosto da natureza!
- Mas, filha, a natureza não são apenas as plantas. A natureza foi criada por Deus e inclui as plantas, os animais, as flores, a água, o ar, a chuva, o mar, o céu, as nuvens...
- Não me interessa, mãe. Por mim a natureza não precisava existir.
A mãe de Márcia silenciou por alguns minutos.
- E se ela não existisse pra você, por um dia?
- Por mim tudo bem, retrucou a garota. Seria muito bom.
- Então está combinado. Amanhã não haverá natureza na sua vida. Que tal?
Márcia desconfiou um pouco da proposta da mãe, mas concordou. Ela achou que seria bom não ter que regar as plantas, varrer as folhas do pátio ou cortar a grama.
No dia seguinte, quando acordou, foi lavar o rosto e escovar os dentes, mas não havia água.
Foi colocar o seu uniforme da Escola, mas não achou a camiseta.
Chegando na cozinha, não encontrou seu café pronto. Na mesa apenas um bilhete:
"O leite vem da vaca. O açúcar tem sua origem na cana-de-açúcar e o café é uma planta também. O pão vem do trigo e as frutas também tem sua origem na natureza."
Márcia achou bom poder sair sem tomar café, pois estava sem fome mesmo e a mãe não insistiria para ela comer. Perguntou pela camiseta do uniforme, mas a mãe respondeu que era de algodão, que era uma planta e que, portanto, não poderia vesti-la naquele dia. Sentiu falta de Vivi, sua gata, que sempre lhe dava bom-dia com um carinho especial, mas logo ficou sabendo que ela estava passando o dia na vizinha, pois os animais são parte da natureza.
Quando entrou no carro a garota achou engraçado a mãe lhe dizer para ir de olhos fechados até a escola, depois ficou sabendo que era para não ver as árvores e as flores que deixavam o caminho tão bonito na primavera.
Na escola, quando abriu a mochila, não encontrou seu caderno e os lápis, mas apenas um bilhete:
"O caderno e os lápis vêm das árvores. Um beijo. Sua mãe."
Chateada, pediu uma folha e um lápis emprestado. Na hora do recreio, no lugar de seu lanche havia outro bilhete:
"Não achei nada para você comer que não viesse da natureza. Sinto muito."
Ao chegar em casa, Márcia sentiu o cheiro do almoço e foi conversar com sua mãe.
Ela estava com fome e arrependida da bobagem que disse no dia anterior. Enquanto ela conversava, admitindo que não podia viver sem a natureza, Vivi, a gata, veio deitar perto da menina.
A mãe abraçou carinhosamente a filha e pediu que ela fizesse a prece antes do almoço, como era costume da família. Naquele dia, Márcia pediu perdão a Deus e agradeceu ao Pai Maior por Ele ter criado a natureza.

Claudia Schmidt

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 2:

Tema: Deus Pai e Criador - O Homem e a Natureza

Objetivo:Através do passeio imaginário introduzir o gosto pelo cuidado com a natureza, com as pessoas e animais.

Conteúdos mínimos: Deus é nosso Pai e Criador de todas as coisas. Como Criador fez as pessoas, os animais e a natureza em geral. As pessoas compondo aqueles a quem amamos e temos relações afetivas e aquelas a quem ainda não conh ecemos, mas que poderemos vir a conhecer e amar. A natureza que compõe a paisagem do nosso planeta e q ue vemos por todos os lugares onde passamos.

Sugestões de atividades: Iniciar o encontro com prece. Conversar sobre a semana e o encontro passado.

1. Jogo do Espelho: sentados um defronte ao outro. Com incentivo do evangelizador tocar no rosto do colega, explorando olhos, boca, nariz, orelhas, etc. O evangelizador chamará a atenção para particularidades tais como: textura, se dura ou mole, etc. Ainda sentados um defronte ao outro, deverão trocar os pares. Após fazer cara de triste, alegre ou brava, ete. Ouvir sugestões das crianças.

Sentados em círculo espalhar no meio da roda muitas gravuras de pessoas de raças diferentes e da natureza. Deixar que manipulem as gravuras. Conversar com as crianças sobro o conteúdo da aula.

2. Propor um passeio imaginário. ·Vamos passear ?I.... Neste passeio aparecerão elemetntos da natureza e lugares. AS crianças caminharão pela sala passando por estes lugares imaginários. O evangelizador estimulará as sensações que estes lugares podem proporcionar (frio, calor, etc).Contornar, saltar, etc. .

3- Atividade de colagem: o evangelizador levará folhas secas, sementes, grãos e outros objetos. Giz de cêra ou têmpera. Deixar que as crianças manipulem livremente o material. Após estender o papel pardo e deixar que colem e trabalhem com o giz de cera livremente. Expor o trabalho na sala.

Ecerrar a atividade com a prece.

Técnicas e Recursos Didáticos:

Tétnica: Passeio imaginário; exposição dialogada; colagem; pintura;

Didática: Gravuras; papel pardo; folhas secas, grãos, sementes; cola; tempêra; giz de cêra.

Avaliação: Será satisfatório se os evangeJizandos conseguirem assimilar o conteúdo e participarem do encontro com entusiasmo.

Fonte: Apostila da FEB.

Aula 3:

Tema: Providência Divina

Objetivo: Dizer 0 que é providência e de que forma é exercida a providência divina.

Conteúdos mínimos: Deus nos ama infinitamente. Não nos esquece nunca. Nos ouve e atende aos pedidos justos de seus filhos. Deus protege toda a criação e por isso devemos confiar nele como confiamos em quem amamos.

Sugestão de Atividades:

Pece inicial. Antes de iniciarmos o encontro do dia sugerir que cada grupo de crianças conforme o grupo de plantas da aula anterior vá observar a sua experiência. Quem tiver que aguar sua planta e quem deve aguar pouco que o façam. Aqueles que não devem dar água a sua semente, que apenas observem. Devem desenhar num papel como está a sua plantinha e entregar o desenho ao evangelizador que comentará com eles o ocorrido.

Sugestão: Para este encontro a sala deverá estar arrumada previamente. No centro da mesa ou no chão dispor vários objetos como por ex.: frutas; bolacha; grãos; animais (brinquedo), etc e mantê-Ias tapados.

Quando iniciar a atividade, pedir que cada criança, uma de cada vez apalpe os objeto que estão tapados e adivinhem o que tem ali. O evangelizador irá escrevendo no quadro. Quando todos tiverem participado o evangelizador retira pano e verifica quantos acertos eles fizeram. Neste momento o evangelizador introduz o assunto do dia perguntando de que forma nos temos os alimentos que comemos. Explorar aqui, a providencia divina.

Explicando o tema do dia propor a técnica: Construindo o Jardim (anexo 1).

Antes de sairem da sala pedir que as crianças tirem de dentro da caixinha uma carinha. Expliquem que é a forma de dizerem se gostaram ou não do encontro.

Técnicas e Recursos Didáticos:

Técnica: Desenho evolução da semente; Jogo do apalpar; construindo o jardim; história; música.

Didática: Papel sulfite; lápis; lápis de cor; toalha; bichos de brinquedo; frutas; bolacha; doces; algodão; cola; palito de churrasco ou palito de dente; isopor; tesoura; confetes de isopor; papel verde; tinta tempera.

Avaliação: A avaliação do encontro será feita mediante a contagem de carinhas felizes, triste, emburradas, entediadas, etc.

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Fonte: Apostila da FEB.

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