quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tema: Deus-provas de sua existência.

Aula 1:

Deus Criador
a) Incentivação Inicial: Várias figuras deverão ser colocadas dentro de uma caixa de sapato encapada com um papel colorido bem bonito.
Figuras como: Um sol, lua e estrelas, filhotes no ninho e a mamãe passarinha os alimentando, árvores, um rio ou uma lagoa, flores de várias espécies, animais( cachorrinho, coelhinho, vaquinha, sapinho) e insetos (abelhinha e borboletas coloridas), crianças e adultos em alguma atividade útil e se divertindo também...
Se pergunta às crianças..."O que será que temos aqui dentro dessa caixa?"
Deixe que eles respondam e vá passando a caixa de um em um...para que cada aluno pegue uma figura e comente um pouco sobre cada uma delas, falando de sua beleza e utilidade, logo em seguida, fixe-a em um Mural ou mesmo na parede( usando uma cartolina ou papel pardo se preferirem...)
Depois de coladas as gravuras...pergunte para os pequenos...Quem Criou Todas Essas Coisas...Todas essas Maravilhas?!
Com certeza, responderam em coro: DEUS!!! O PAPAI DO CÉU!!!
Sim...foi Deus, Nosso Pai que criou todas essas Maravilhas para nós!!
Criou o sol para nos aquecer e a chuva p/ nos refrescar e matar a sede das árvores, plantas e animalzinhos. Criou a Lua e as estrelas para nos iluminar na noite escura....As árvores nos dão seus frutos e as flores o seu perfume.
O Rio também nos refresca e em muitas florestas nos dá sua água fresquinha para beber.
Os animais, Deus nos deu para que cuidássemos deles com muito carinho e amor...Alguns, nos servem de alimentos, outros, como o cãozinho, o gatinho...são nossos amiguinhos, e muitas vezes nos salvam do perigo!
Existem muitos bichinhos que Deus criou para embelezar a terra e servir de alimento para outros animais....o coelhinho por exemplo e os passarinhos por exemplo!
As borboletas, as abelhinhas também foram um lindo presente do Papai do Céu...As borboletas além de serem lindas de se ver...ajudam a preservar as flores e as abelhinhas que além de fazer quase o mesmo
trabalho da borboletinha, também nos dá seu gostoso mel para saborearmos.
Enfim, Deus fez todas essas Maravilhas e nos fez também para que unidos como irmãos, ajudando-nos uns aos outros, pudéssemos cuidar com Amor de todas as coisas belas que ele criou!!!
A Atividade de Fixação poderá ser um desenho previamente feito e xerocado para que os pequenos possam colorir. Nesse desenho...o sol, as flores e borboletas...e uma árvore um pouco maior que as outras figuras para que possa ser contornada com bolinhas de papel crepom...verde e vermelho, representando assim...as bolinhas vermelhas, os frutos da árvore.
Existe também, a idéia de desfiar um copinho de café...e colando-o(aberto) no papel sulfite como se fosse uma flor...Faça o miolinho, os caules ,as folhas e o gramado de papel laminado (amarelo e verde,
respectivamente). É uma atividade simples, mas que fica muito bonitinha!!!:o)
E vocês podem também florzinhas de cartolina para entregar no final da aula( com ou sem uma balinha), com os seguintes dizeres: DEUS ESTÁ EM TODAS AS COISAS QUE ELE CRIOU...ESTÁ EM MIM...E ESTÁ EM
VOCÊ CRIANÇA!!! BEIJINHOS...TIA...
Observações :
A observação vem desta idéia "Deus fez" (Deus - deu as condições necessárias para tais acontecimento, o "empurrãosinho") para que as crianças não entendam Deus como uma pessoa e assimilem este pensamento, me sugeriram falar o que Deus nos deu de presente (com o que eles nos presenteou) para que em estudos posteriores não haja contradições.
Nesta aula, 02 à 04 anos, usamos uma caixa de sapato enfeitada como se fosse o presente, nela havia um buraco discreto, como se fosse colocar um cartão) no lado, para que as figuras que separamos pudessem serem colocadas uma de cada vez.
Iniciamos a aula com a caixa vazia, as crianças em roda e falamos dos presentes que Deus nos deu (Pai bondoso com os seus filhos). Pedimos para as crianças fecharem os olhos para pensar "O será que Deus nos deu de presente?" enquanto colocávamos a primeira figura e assim sucessivamente, usamos este recurso para chamar a atenção das crianças que pareciam estar vendo mágica, com fotos aparecendo estando a caixa fechada, pois quando fechávamos os olhos todos deixavam suas mãos em cima da tampa da caixa enquanto a foto era
introduzida.
As fotos: Natureza (água, sol...), Animais, Vida (nossa e de familiares), Terra (Moradia) a medida que víamos as fotos uma de cada vez falávamos ou as c rianç as falavam de suas devidas importância ( em tom de conversa) pode também pedir fotos das famílias das crianças ou delas, as crianças não ficaram cansadas apesar de parecer longa a atividade pela curiosidade de saber o que será que vai aparecer agora.
Colamos as fotos em um painel (cartolina) em formato de presente(um desenho de uma grande caixa de presente, mas só o contorno), as fotos estavam dentro. No final agradecemos ao nosso Pai a todos os presentes.
Fazemos sempre uma rodinha antes de começar a aula para que elas se ac ostumem com cada momento da aula (disc iplina) saber a hora de brincar de aprender, a rodinha falamos as novidades e ficamos sabendo as vezes algo de alegre ou triste que esteja acontecendo para poder ser trabalhado, depois passamos o conteúdo, pois as crianças já estão preparadas (estão saindo da roda sem muita agitação e euforia já que estão sentadas em rodas, para depois brincarmos e ao final realizarmos a prece. Isso faz com que se acostumem com uma semi- rotina.
Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 2:

(A partir dos 5 anos.)

OBJETIVO GERAL: Entender o significado de "criar".

OBJETIVO ESPECÍFICO: Montar um painel de colagens

MATERIAL: Folhas de papel cartão ou colorset preto, no formato A-4. Cola escolar, glitter, retalhos de papéis coloridos, lápis de cor, tesouras.

COMO APLICAR:

- Inicie mostrando fotos ou vídeo com imagens do espaço. Pergunte se eles sabem o que estão vendo e onde estão aquelas paisagens.

- Depois de terminar, peça-lhes que digam o que há no espaço. Ex.: Sóis, planetas, cometas, asteróides, naves, satélites, galáxias, estrelas, ET’s... (Deixe-os falarem à vontade, enquanto relaciona tudo no quadro.)

- Entregue uma folha de papel cartão para cada criança, mas reserve uma pra si, que permanecerá sem uso.

- Agora, vamos criar um espaço do nosso jeito. Peça para as crianças escolherem o material e criarem uma colagem bem bonita, com os itens relacionados.

- Depois que todos terminarem, mostre a folha de papel cartão como era antes, e como ficou depois de trabalharmos nela. Se não fosse por nós, a folha continuaria só preta, sem nada. O Universo também não seria o que é hoje, se não tivesse sido criado. E quem criou o Universo? Deus.

- Colando todos os trabalhos lado a lado, crie um grande painel que possa ser fixado na própria sala ou em outro local da casa espírita. Coloque música, enquanto todos admiram o trabalho e põem seus nomes. Sugestão: 2001 - Uma Odisséia no Espaço.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 3:

1.Prece inicial.
2.Entrar com o tema da aula, sem dizer qual é, objetivando o raciocínio do
evangelizando.
3.a ) Técnica da água com açúcar: levar para a sala uma jarra transparente com água e açúcar (misturando previamente), servir um pouco dessa água para que cada evangelizando experimente.
b) Técnica do balão: dar para cada evangelizando um balão (se o evangelizador preferir, pode dar apenas para uma criança, fazendo um sorteio), ou utilizar sacos de plástico transparente, para melhor visualização. Pedir que os evangelizandos encham de ar o balão ou o saco plástico.
4. Questionar:
Qual o sabor da água? A água tem cor?
O que será que colocamos na água?
Como vocês sabem que é açúcar? Vocês estão vendo o açúcar?
O que tem dentro do balão?
O ar possui cor? E forma?
Vocês já viram Deus? Será que ele existe?
Como vocês sentem a existência de Deus?
5. Vamos respirar... Respirem bem fundo.... vcs vêem o ar??? Mas sentem, não é mesmo?????
6. Comentários do evangelizador. Assim como vocês sentem a água doce e não enxergam o açúcar, percebem que o balão está cheio, mas não enxergam o ar dentro dele, assim é com relação a Deus, não O enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.
7. Olhemos esta porta – quem a fez?
Quem fez a mesa?
O quadro na parede?
Quem c oloc ou o piso?
As nossas roupas?
Os óculos?
Resposta – o homem.
8. Mas e as estrelas? As nuvens? A água, os animais? a rAeia? As montanhas? E nós mesmos?
Resposta – Deus.
9. Comentário: Tudo que o homem não fez e não consegue fazer, é uma prova da existência de Deus.
Dialogar com os pequenos desenvolvendo o tema. 10. Atividade: recortar de revistas, coisas que somente Deus poderia ter criado, jamais o homem, colar em cartolina comunitária. 11. Prece final.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário