sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tema: Encarnação dos espíritos e A reencarnação.

Aula 1:

Objetivos:

- Compreender que através da encarnação é que evoluímos e chegaremos ao Pai.
- Perceber que o uso do nosso livre – arbítrio é que dependerá que nossa evolução seja mais rápida ou não.
- Despertar para a vida espiritual.

1) GAVETINHAS DA MEMÓRIA
MATERIAL
- 20 caixinhas de fósforos ou similar;
- Papel contact ou fita durex colorida ou papel colorido;
- 20 Tiras de papel;
- 20 Pequenas figuras.
MODO DE CONFECCIONAR
- Colocar as 20 caixinhas em cinco pilhas de cinco caixas e revestí-las com contact, fita durex colorida ou papel colorido e colar em cada gavetinha uma figura para marcá-la;
- Com as crianças escolher perguntas e respostas sobre o conteúdo que foi estudado durante a aula e escrevê-las nas tiras de papel separadamente;
- Ler com as crianças cada pergunta com sua respectiva resposta e colocá-las separadas, uma em cada gavetinha, pedindo aos alunos que gravem na memória onde foram colocadas;
APLICAÇÃO
- Dividir a turma em duas equipes;
- Pedir a uma criança de uma das equipes que escolha uma das gavetinhas e leia para as outras a pergunta ou a resposta que estava dentro da mesma;
- Pedir que uma outra criança da mesma equipe escolha outra gavetinha onde ela acha que está a resposta ou a pergunta que corresponda à anterior;
- Se errarem, recolocar as tiras novamente nas suas respectivas caixinhas e passar para a outra equipe;
- Se acertarem ganham 1 ponto, retiram a pergunta e a resposta e podem jogar novamente;
- Ganha a equipe que fizer mais pontos.
EXEMPLOS DE PERGUNTAS:
O que é alma? Um Espírito encarnado.
Qual o objetivo da encarnação dos espíritos? Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.
Quais são as três partes essenciais que formam o homem? O corpo material, o perispírito e a alma ou Espírito.

Fonte:http://www.ocentroespirita.com/centroespirita/download/evangelizacao-infantil/manual-le1-arquivo1.pdf

Aula 2:

2) TRILHA DA REENCARNAÇÃO
MATERIAL
- Papel sulfite ou EVA;
- Objetos grandes para colocar com obstáculos;
- Pano para vendar os olhos.
APLICAÇÃO
- Dividir as crianças em duplas;
- Formar no chão uma trilha com muitos obstáculos;
- Dar para dupla 2 papéis sulfite ou 2 pedaços de EVA(do tamanho do sulfite);
- As crianças deverão se organizar de maneira que um será o condutor e o outro o conduzido;
- O condutor irá conduzir seu companheiro organizando as folhas de sulfite ou de EVA no chão para que a criança pise somente no chão;
- O condutor deverá também desviar o conduzido dos obstáculos para a chegada;
- O fim da caminhada será Deus.
Obs.: O evangelizador deverá a cada troca de criança modificar a trilha deixando umas mais fácies e outras mais difíceis. Deverá explicar que no caminho evolutivo que nos leva a Deus, há diferentes dificuldades para diferentes pessoas e que isso varia de acordo com nosso merecimento e vidas passadas.

Fonte:http://www.ocentroespirita.com/centroespirita/download/evangelizacao-infantil/manual-le1-arquivo1.pdf

Aula 3:

Reencarnação

Prece Inicial
Primeiro momento: contar uma história sobre reencarnação.
Obs.: neste site, na parte das histórias, você encontrará uma sugestão com o tema reencarnação: O pequeno herói anônimo.

         Outra sugestão é aplicar a técnica Reencarnação Baseada no livro Reencarnação, de Orson Peter Carrara, Editora Mythos.
Clique aqui para ver a técnica.
Clique aqui para ver os desenhos feitos pela turma do terceiro ciclo/ 2010 – Grupo Espírita Seara do Mestre.
Segundo momento: conversa dialogada acerca do tema da aula.
Quantas vezes acham que já reencarnaram?
Existem no Mundo Espiritual, Departamentos, Ministérios, que cuidam da nossa reencarnação: como vai ser nosso corpo, em que família vamos reencarnar, quanto tempo vamos ficar na Terra.
Por que não lembramos do nosso passado? Para facilitar o aprendizado, e para reparar as faltas cometidas, pois já erramos várias vezes e teríamos vergonha de nossos erros. Também para facilitar a reaproximação com pessoas que não gostamos ou que precisamos aprender a amar.
Por que reencarnar? Para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro.
Temos laços de afeto que podem nos levar a reencarnar em uma família determinada, para conviver com certas pessoas (é a nossa família espiritual), ou com pessoas que temos dificuldades para aprendermos a amar e perdoar.
Existe uma lei que rege as reencarnações. Qual é? Lei de Causa e Efeito. Todo efeito tem uma causa:
                    Se toma sol demais, fica com insolação.
                    Se come demais, passa mal.
                    Se for invejoso ou fofoqueiro, perde os amigos.
                    Se mentir, vão descobrir e não confiam mais.
                    Se brigou com alguém e não perdoou, talvez tenha que reencarnar para apreender a conviver com aquela pessoa.
Nossa condição no mundo espiritual, quando desencarnarmos, vai variar de acordo com o que fizermos aqui, se fomos bons ou maus.
Não devemos esquecer que a reencarnação é um presente de Deus. E jamais devemos matar alguém ou nos matarmos. Suicídio é uma atitude que traz muito arrependimento e aumenta o nosso sofrimento. Não existem problemas sem solução, Deus, Pai amoroso e justo, sempre nos dá as condições necessárias para superarmos nossas dificuldades. Devemos nos ligar através da prece, à espiritualidade amiga, ao nosso anjo da guarda, a Deus, a Jesus, e com certeza teremos auxílio.
Reencarnamos para evoluir, para aprender.
Terceiro momento - atividade: caça-palavras

Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 4:

FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO

Iniciar com a dinâmica.

Colocar uma mesa no centro da sala, deixando espaço suficiente para que as crianças possam realizar a atividade.

Todas as crianças deverão estar em uma das extremidades da mesa (início). Cada uma fará a prova individualmente.

As cinco fases da prova devem estar dispostas em cima da mesa, em ordem.

As crianças que forem completando a prova deverão se posicionar na outra extremidade da sala (fim).

Somente essas instruções devem ser dadas as crianças no inicio da atividade.

As demais instruções estarão escritas no início de cada fase, para que a criança leia individualmente e em silêncio, sem que os outros saibam antecipadamente as regras.

No inicio, cada criança irá tirar de uma caixinha um papel colorido cada papel terá uma cor que corresponderá um tempo diferente, somente o evangelizador irá saber esse tempo, que deverá ser cronometrado pelo evangelizador e representará o tempo da encarnação.

Fase 1

Colocar na mesa diversos livros espíritas e dentro de alguns deles, colocar papéis (o número suficiente para cada criança pegar um). Neles deverá estar escrito virtudes a se desenvolver como humildade, compaixão, paciência...

Instrução: Dentro desses livros há papéis escondidos. Procure um e leve-o consigo.

Fase 2

Colocar uma caixa com lápis de diversas cores.

Instrução: Pegue alguns lápis de sua preferência. Eles acompanhar-lhe-ão até o fim do trajeto.

Fase 3

Colocar um pedaço pequeno de papel para cada criança.

Instrução: Pegue um pedaço de papel e utilize seus instrumentos para trabalhar nele.

Fase 4

Colocar uma cartolina grande, alguns tubos de cola, tesouras, giz de cera.

Instrução: Nesta fase você pode utilizar, além dos seus materiais, giz de cera, tesouras e cola para fazer seu trabalho nesse papel maior.

Fase 5

Não é necessário nenhum material, apenas a instrução.

Instrução: Você desencarnou! Vá para o fim da prova.

Em qualquer ponto que a criança estiver na prova, se terminar seu tempo o evangelizador deverá dizer para ele ir para a fase 5.

Depois que todos cumpriram a prova, partir para a reflexão, explicando que:

A fase 1 representa o que na vida podemos conseguir através do estudo, e que continua conosco até depois do desencarne. O que conquistamos? Esforçamo-nos por conseguir o máximo na primeira fase?

A fase 2 representa todos os instrumentos que temos para operar em nossa vida: saúde que nos permite trabalhar; vontade; determinação... Quantos instrumentos diferentes pegamos? Procuramos pegar os melhores?

O papel pequeno encontrado na terceira fase representa nossa vida. 

Utilizamos bem nossos instrumentos para pintar nossa vida? Dedicamo-nos a fazê-lo?

O papel maior encontrado na quarta fase representa o social. Como está a nossa comunidade? Refletir a respeito do que fizemos pelo bem comum.

Finalidade da encarnação é torna-se mais evoluído espiritual, moral e intelectualmente e tornar o mundo melhor. 

Turmas: Intermediario- 07 a 10 anos

Fonte:http://laloise.zip.net/arch2009-03-29_2009-04-04.html

Aula 5:

1. TEMA: Reencarnação - sua lógica
2. OBJETIVO: A criança deverá identificar na reencarnação um mecanismo de progresso espiritual, o qual atesta a sabedoria do Pai, respondendo com lógica nossas dúvidas sobre como poderá o homem cumprir sua destinação de evoluir sempre dentro do tempo infinito.
3. BIBLIOGRAFIA:
Mt, 16:13; Jo, 3:4 a 6.
ESE, IV (todo); Céu e Inf., 1a. parte, III: 8, 9, 11.
Depois da Morte (Léon Denis), cap. 11; Lampadário Espírita (Joanna de Ângelis/ Divaldo P. Franco), caps. 9 e 14; Caminho, Verdade e Vida (Emmanuel / F.C.Xavier),
cap. 110; À Luz do Espiritismo (Vianna de Carvalho / Divaldo P. Franco), caps. 11 e 12; Evolução para o Terceiro Milênio (Carlos T. Rizzini), parte 2:12.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Análise de figura.
Mostrando a Figura 1, o evangelizador comentará com as crianças sobre a evolução das habitações do homem, desde os tempos pré-históricos.
b) Desenvolvimento: Narração.
NASCER DE NOVO
Jorge é um menino que mora no bairro nos arredores de uma grande cidade.
Com oito anos, é conhecido de todos, por ajudar seu pai que é pedreiro e por estar sempre com um sorriso no rosto. Quem o conhece o chama de Pedreirinho. ( FIG. 2)
Jorge está na segunda série do Grupo Escolar. Todos os dias, ao chegar da aula, troca de roupa, almoça e vai levar o almoço do pai, geralmente em uma obra ali no bairro mesmo. E fica lá a ajudá-lo. A família de Jorge - papai, mamãe, ele e um irmãozinho - vive em harmonia. E muita dessa paz é devida a um bonito hábito que têm: uma vez por semana se reúnem para orar, para conversar sobre os ensinamentos de Jesus. Essa reunião é chamada Estudo do Evangelho no Lar.
Um dia, quando Jorge ia levar o almoço para seu pai, a vizinha o chamou e disse:
- Pedreirinho, fale com sua mãe que agora sou vovó. A Terezinha, minha filha mais velha, ganhou um bebê... uma linda menina! (FIG. 3)
- Está bem - disse o garoto - vou voltar e lhe dar a notícia agora mesmo.
Jorge voltou rapidamente em casa, deu o recado à mãe e foi levar o almoço do pai.
À noite, quando já tinham jantado e estavam a conversar na sala, descansando dos trabalhos do dia, Jorge perguntou à mamãe:
- Mamãe, você foi ver o neném da Terezinha?
- Fui sim; eles estão muito felizes com o bebê, que é uma linda garotinha.
- Bem, meu filho, quando nasce uma criança aí temos um Espírito recebendo um corpo novo para continuar sua evolução.
Papai, que estava bem interessado na conversa, ia falar alguma coisa, mas Quico, o irmãozinho mais novo, disse rápido:
- Mamãe, eu sei porque a gente nasce; você já disse isto no Estudo do Evangelho; é que a gente reencarna.
Papai balançou a cabeça afirmativamente, satisfeito com o interesse dos filhos em assunto tão importante, e com a vivacidade do Quico.
- Eu me lembro do que a mamãe falou; foi na semana passada. Mas ainda não entendi bem porque a gente precisa nascer tantas vezes, sempre ganhando um corpo novo.
Será que não dava para aprender tudo o que precisamos para ser um Espírito iluminado em uma encarnação só?
Quico arregalou os olhos e ficou esperando a resposta.
Mamãe então falou:
- Seu pai e você, por mais que se esforcem, conseguem fazer uma casa em um dia?
- Ah, claro que não. Há muito trabalho ...
- Ei, Jorge - aparteou o Quico - eu posso ajudar. Sei colocar direitinho um tijolo em cima do outro para fazer as paredes ...
Todos riram com a tirada do Quico. E Jorge disse ao irmão:
- O caso, Quico, é que uma casa não se faz só com paredes. Primeiro a gente faz o alicerce, as paredes têm que ficar no prumo ... Temos que deixar lugares para portas e janelas, para a fiação elétrica ... Ih, é a maior trabalheira!
- Pois é - falou o papai - como a mãe de vocês estava dizendo, o Espírito reencarna para aprender. E ele aprende por etapas, já que não dá para aprender tudo em uma reencarnação.
Além disso, quando ele erra e não tem tempo para consertar o erro, a reencarnação funcionará como nova oportunidade, como um outro dia. Tudo isto mostra o amor e a sabedoria de Deus, não acham? (FIG. 4)
- Deus é mesmo muito sábio e muito bom, nos dando tanta chance para aprender e ser feliz ... - falou Jorge, como se pensasse em voz alta.
- Legal, legal! - exclamou o Quico, muito contente porque, tão novo ainda já conhecia tantos ensinamentos de Jesus e teria bastante tempo para aproveitá-los. Aliás, igualzinho a vocês ...
c) Fixação: Diálogo.
O evangelizador arranjará dois objetos de mesma utilidade, em duas versões: uma antiga e uma moderna (por exemplo: duas chaves, dois óculos, etc.). Mostrando-os às crianças, conversará com elas sobre a evolução natural até de objetos. Com o homem acontece a mesma coisa, através das reencarnações.
Outros objetos (ou figuras) que poderão ser usados: canetas, ferro de passar roupa, máquina de calcular, etc...

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Fonte: http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

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