domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tema: Jesus.

Aula 1:

1. TEMA: Jesus e Seu Evangelho
2. OBJETIVO: A criança deverá: (a) identificar em Jesus o Mestre do Espírito, por excelência; (b) valorizar o Evangelho como o mais importante conjunto de diretrizes para o crescimento espiritual do homem.
3. BIBLIOGRAFIA: Jo, 13:13 e 14:6; Atos, 4: 11 e 12.
LE, itens 625 a 627; ESE, I: 3, 4, 9 e 10.
O Consolador (Emmanuel / F.C.Xavier), itens 235, 282, 283, 288; Roteiro
(Emmanuel / F.C.Xavier), caps. 13 e 21; Após a Tempestade (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), Prefácio; Jesus e
Atualidade (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), Prefácio.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Exploração de figura, diálogo.
Mostrando a Figura 1, o evangelizador declinará o nome do personagem - Hiroshi -, perguntando às crianças se sabem de que país o garoto é procedente (Japão).
Comentar resumidamente sobre o Japão, informando, por exemplo, a questão do horário (enquanto aqui é dia, lá é noite), o tipo físico dos habitantes, alguns costumes, etc... Se possível levar um globo terrestre ou um mapa, para mostrar a localização do Brasil e do Japão, e algum objeto interessante ou curiosidade sobre o chamado “país do sol nascente”.
Perguntar como fariam para se comunicar no Japão, não sabendo falar o idioma japonês.
b) Desenvolvimento: Narração.
O VENCEDOR DO CONCURSO
Leandro mora na cidade de São Paulo, em um bairro chamado Liberdade. Ali está concentrada a colônia japonesa, ou seja, ali mora um grande número de japoneses e seus descendentes. Por isso, pelas ruas se vê tantas pessoas de “olhinhos puxados”, e mesmo a decoração de lojas e das fachadas mostra costumes do chamado “país do sol nascente”. (FIG.1)
Em 1993, casaram-se, no Japão, o príncipe herdeiro do trono e a princesa, e houve grandes comemorações.
Para festejar a data, aqui no Brasil, a colônia japonesa do bairro da Liberdade resolveu fazer um concurso nas escolas, instituindo um prêmio-surpresa para quem escrevesse a melhor redação sobre o Japão e seus costumes.
A criançada ficou no maior alvoroço, e fizeram o trabalho com o maior empenho, imaginando, também, o que seria o tal prêmio-surpresa.
Dia da apuração de resultado. O pátio da Sociedade do Bairro lotado, presença de autoridades, e até do embaixador do Japão no Brasil.
Vai ser chamado o vencedor !!! Seria o Katsumi? Ou a Michiko? Poderia ser o Toyotomi ... Atenção! O ganhador do prêmio é... Leandro! Todos abraçaram, felizes, o alegre vencedor, que tinha feito realmente um belíssimo trabalho sobre o Japão. É que, apesar de não ser sequer descendente de japoneses, Leandro amava aquela terra distante com seus costumes e tradições encantadores! ... (FIG.2)
Na hora de receber o prêmio, entregue pelo embaixador, que surpresa enorme! Nada mais, nada menos, que uma viagem ao Japão, com tudo pago, com direito a um acompanhante, por uma semana!
Leandro não cabia em si de tanta felicidade!
Quando foram organizar a viagem - Leandro e seus pais e familiares - restava a escolha do acompanhante.
Quem seria? Pensaram, pensaram... e chegaram à conclusão que deveria ser alguém que falasse japonês, que conhecesse Tóquio (capital do Japão, onde Leandro gozaria sua semana de passeio). Afinal, para bem  aproveitar apreciosa oportunidade, Leandro precisaria de um bom guia, alguém de muita experiência.
Convidaram, então, o Miguchi, tio do Hiroshi, que era professor e vizinho da família de Leandro, muito conhecido e estimado. Miguchi dominava a língua japonesa, e havia morado em Tóquio, antes de vir para o Brasil. E,
o mais importante, era pessoa de total confiança, bondoso, responsável. (FIG.3)
Assim, num dia do mês de maio (primavera no Japão, certamente com a floração das cerejeiras), partiram Leandro e Miguchi para o “país do sol nascente”, ao encontro de uma bela aventura!
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Vamos falar, agora, de uma outra “viagem”.
Vocês sabiam que, quando reencarnamos, quando o Espírito toma um corpo de carne para viver na Terra, é como se ele estivesse em uma viagem de aprendizado?
Lembram-se do que falamos na reunião passada, de que Deus nos provê de tudo que necessitamos neste aprendizado, para sempre mais desenvolvermos boas qualidades? Como se chama mesmo essa “qualidade” de Deus?
(Providência Divina)
Hoje nós vamos aprender que, assim como Leandro, para bem aproveitar a magnífica oportunidade que teve, procurou a ajuda de um conhecedor do país ao qual se dirigiria, nós também podemos buscar o auxílio de um guia infalível para nossa jornada na Terra. Quem é Ele? JESUS ! E onde encontramos Seus ensinamentos, Suas indicações para bem aproveitarmos nossa reencarnação? Em anotações feitas por alguns de Seus seguidores, anotações chamadas Evangelhos. São quatro: o Evangelho segundo Mateus, segundo Marcos, segundo Lucas e segundo João. Podemos designá-los simplesmente por Evangelho de Jesus, que são o conjunto de Seus ensinamentos, sendo que a palavra Evangelho significa Boas Notícias, ou Boa Nova. Em verdade, os evangelistas não registraram tudo o que Jesus ensinou e fez, mas no Evangelho temos as melhores diretrizes, o melhor caminho para alcançarmos nosso objetivo,
que é nos iluminarmos intimamente.
O evangelizador mostrará às crianças um exemplar do Novo Testamento (ou vários, deixando-as manusear), lendo para elas uma passagem previamente marcada (um ensinamento de Jesus, bem conhecido, como
o Pai Nosso, a parábola do samaritano, etc.), perguntando-lhes o que acham que Jesus ensinou com naquela passagem.
c) Fixação: Pintura.
O evangelizador reproduzirá para cada criança uma folha da Fixação, pedindo-lhes que identifiquem os dois ensinamentos de Jesus representados nos desenhos (Prece, Fraternidade), pintando um ou os dois.

Fonte: http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

Aula 2:

1. TEMA: Jesus e Sua mensagem de alegria
2. OBJETIVO: A criança identificará nos ensinamentos e ações de Jesus, convite, estímulo e amparo ao crescimento e libertação espirituais, fontes da verdadeira alegria que nos deve nutrir as esperanças.
3. BIBLIOGRAFIA:
Lc, 2:10 e 11; Jo, 8:12 e 14:17; Rm, 14:17.
ESE, 1: 3.
A Caminho da Luz (Emmanuel / F.C.Xavier), cap. XIV; Dias Venturosos (Amélia Rodrigues /
Divaldo Franco), prefácio; Vinha de Luz (Emmanuel / F.C.Xavier), cap. 146; Jesus e Atualidade Joande
Ângelis / Divaldo Franco), cap. “Jesus e alegria”; Momentos de Alegria (Joanna de Ângelis / Divaldo
Franco), cap. 1; Momentos de Coragem (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), cap. 16.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Desenho.
O evangelizador desenhará, no quadro-de-giz, expressões (olhos e boca) de alegria, tristeza e mauhumor, e entregará às crianças uma folha onde estará desenhado o contorno de um rosto (sugestões no final do Plano), pedindo-lhes que completem o mesmo com uma das expressões desenhadas no quadro.
Elas deverão, também, desenhar os cabelos, decidindo por menina ou menino. Após, irão justificar a escolha por determinada expressão.
b) Desenvolvimento: Exposição dialogada.
Desenvolver com as crianças um diálogo, enfocando os itens a seguir, com o apoio das figuras que o evangelizador providenciará, além das duas afixadas ao Plano:
Quem sabe o que é um crucifixo?
A desencarnação de Jesus, através da crucificação, é muito lembrada pelas pessoas, talvez como uma rememoração de Seu sacrifício por todos nós. Isto faz com que alguns vejam na figura do Mestre uma fonte de tristeza, o que não é verdade.
Pensar em Jesus com tristeza e desolação é não entendê-Lo e à Sua missão entre nós.- Meditando sobre os Seus ensinamentos, a maneira como viveu, tudo o que fez, constataremos que Sua mensagem sempre esteve impregnada de profunda alegria. Senão, vejamos:
por onde passava, entre as gentes sofredoras, Jesus falava de um Reino diferente, de paz e luz, ao alcance de todos; dizia que as dificuldades eram passageiras e, se enfrentadas com coragem e trabalho,
libertariam a pessoa do sofrimento;
a quantos sofredores O procurassem, Jesus consolava, ensinava, curava, dava esperança, com ternura e paciência. Curou cegos, paralíticos, leprosos... ;
as pessoas obsediadas (aquelas que sofriam a perseguição de Espíritos inferiores) Jesus as amparava, livrando-as da obsessão e ajudando também o Espírito perseguidor a se melhorar;
ao tempo de Jesus, a sociedade não considerava muito as mulheres e crianças, por julgá-las inferiores aos homens. Mas o Mestre sempre se dirigiu a todas, com atenção, mostrando que os Espíritos são criados iguais, e que todas as idades são muito importantes para o aprendizado das virtudes.
Por onde passava, Jesus deixava a esperança, a força, o bom ânimo, estimulando as pessoas a vencerem as dificuldades, como aquele Amigo sincero, fiel e generoso.
Os judeus eram um povo dominado pelos romanos, e isso lhes trazia muitos sofrimentos, principalmente para os mais pobres, que eram desprezados também pelos compatriotas mais ricos. E, apesar de acreditarem em Deus, esse Deus lhes parecia rigoroso em excesso, exercendo a justiça de modo implacável.
Jesus veio apresentar Deus como Pai, que além de justo, é misericordioso, jamais desamparando seus filhos Assim, toda a vida de Jesus, e Seus ensinamentos, foram expressões de alegria; não de uma alegria boba e passageira, mas da alegria real, aquela que, uma vez adquirida, jamais será perdida.
Por tudo o que falamos, podemos dar a Jesus o titulo de EMBAIXADOR DA ALEGRIA.
Quem sabe o que é um embaixador? (Alguém incumbido de determinada missão por uma autoridade maior. No caso, Jesus é o embaixador enviado por Deus, com a missão de nos auxiliar o crescimento espiritual, e entre Seus ensinamentos ressalta a mensagem da alegria).
c) Fixação: Opção 1 – Resolução de exercício: Descobrir as palavras JESUS e ALEGRIA (uma está na vertical, outra na horizontal).
Opção 2 – Reproduzir para cada criança a figura de Jesus com os pequeninos, para que a pintem ou coloram.
d) Material didático: O descrito na Incentivação, Figuras anexas e outras representando feitos de Jesus, o referente à Fixação escolhida.

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Fonte: http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

Aula 3:

01. TEMA: Jesus, o Mestre.
02. OBJETIVO: A criança deverá sentir-se estimulada a aceitar e praticar os ensinamentos de Jesus, por reconhecê-Lo como o Mestre capaz de guiar-nos com segurança no caminho do progresso. .
03. BIBLIOGRAFIA:
João, 13: 13 e 14: 6; Lucas, 1: 26 a 33.
LE, itens 625 a 627; ESE, I: 3, 4, 9 e 10.
A Caminho da Luz (Emmanuel / Chico Xavier), caps. 1 e 12; O Evangelho por Dentro (Paulo A.
Godoy), cap. “Quem é o Verbo”; O Consolador (Emmanuel / Chico Xavier), itens 282 a 291; Estudos
Espíritas (Joanna de Angelis / Divaldo Franco), cap. 25; Desperte e Seja Feliz (Joanna de Angelis /
Divaldo Franco), cap. 1; Ceifa de Luz (Emmanuel / Chico Xavier), cap. 50.
04. AULA:
a) Incentivação Inicial: Brincadeira.
O evangelizador preparará alguma surpresa para as crianças (uma guloseima, um pequeno objeto, um cartãozinho com frase carinhosa, etc.) e esconderá a caixa que a contenha em algum lugar da sala.
Proporá aos pequenos a brincadeira “Seguir o Mestre”, assumindo ele, o evangelizador, o papel de condutor. Explicará às crianças como se desenvolverá o jogo, dizendo-lhes que se obedecerem e seguirem as ordens do “mestre” elas alcançarão agradável surpresa (o evangelizador colocará as crianças em fila ou grupo e dará as ordens de modo que se encaminhem e encontrem a surpresa oculta).
b) Desenvolvimento: Exposição dialogada.
Desenvolver com as crianças uma conversa baseada nos seguintes itens:
- um mestre é sempre alguém que sabe mais e é capaz de ensinar a outros;
- existem mestres das mais diversas matérias: os mestres do colégio nos ensinam... (deixar que as crianças falem o que aprendem na escola); mestres das artes como pintura, escultura, música ...
− não importa no que seja, as características do mestre é saber e fazer o que sabe, ou seja, ele é capaz de agir de acordo com o que ensina;
− existe um mestre, a quem chamamos “Mestre dos mestres”, porque Ele é o Espírito que mais sabe e que tem a incumbência de nos ensinar o que necessitamos aprender e praticar para sermos cada vez mais iluminados e felizes. Seus ensinamentos são para melhorar o Espírito, que não morre nunca. Essa incumbência lhe foi dada por Deus. Quem sabe quem é este Mestre?
− Quem pode dizer um ensinamento de Jesus?
c) Material Didático: descrito na Incentivação e Figura da Fixação, retângulos de cartolina e cola.
d) Fixação: Encaixe.
Reproduzir para cada criança a Figura da Fixação, devidamente recortada nas partes pontilhadas. Fornecer-lhes um retângulo de papel (de preferência cartolina) no centro do qual vão colar a figura de Jesus. Ao redor dela irão encaixar as partes que se ajustem corretamente, por serem aquelas que definem algumas “matérias” ensinadas pelo Mestre Jesus.

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Fonte: http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

Aula 4:

ATIVIDADE

OS CONVITES DE JESUS

Jesus ,durante sua vida na Terra, fez vários convites à Humanidade.

Vamos relacionar alguns destes convites aos seus ensinamentos?

1-Convite ao Amor

2-Convite à perfeição

3-Convite ao Bem

4-Convite ao Perdão

5-Convite à Oração

6-Convite à Fé

7-Convite à Vigilância

8-Convite ao Desprendimento

9-Convite à Humildade

10-Convite à Felicidade

(  ) "Vigiai e orai"

(  ) "Se tiveres a fé do tamanho de um grão de mostarda..."

(  )"Assim como quereis que vos façam os homens,assim fazei vós a ele."

(  )"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração."

(  )"Não ajunteis tesouros na Terra, onde as traças roem e os ladrões roubam."

(  ) "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

(  ) "Sede perfeitos como perfeito é o Vosso Pai Celestial."

(  )"Omeu reino não é deste mundo."

(  )"Pai, perdoa-lhe, pois eles não sabem o que fazem."

(  )"Pai Nosso, que estais no Céu..."

Fonte: http://www.freewebs.com/vstefanello/aulajesus.htm

Aula 5:

Ilusão de ótica:

1- Olhe fixamente nos 4 pontinhos pretos (centrais) do desenho por uns 15-20 segundos.
2 - Depois olhe para uma parede branca e pisque várias vezes. Quanto mais vezes você piscar, melhor será a visualização.

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