quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tema: Leis morais: Leis de conservação e destruição.

Aula 1:

Lei de Conservação
Parte 3ª, capítulo V de O Livro dos Espíritos

Prece inicial
Primeiro momento: perguntar aos evangelizandos o que eles pensam sobre a seguinte questão:
"O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?"
Após as respostas, mostrar que O Livro dos Espíritos, Parte Terceira, Capítulo V, esclarece sobre as relações do homem com a natureza. Veja algumas questões de O Livro dos Espíritos.
Segundo momento: dar uma cópia para cada evangelizando do texto Lei de Conservação e solicitar a leitura e posteriores comentários.

Texto: Lei de Conservação

Deus deu a todos os seres vivos o instinto de conservação, sendo para uns puramente mecânico e para outros racional, porque a vida é necessária para o aperfeiçoamento dos seres, mesmo para aqueles que não se dão conta desta importância. Nosso Pai sempre nos forneceu os meios para sobrevivermos mas, às vezes, por falta de iniciativa não os encontramos.
A Terra produz tudo o que o homem pode desfrutar neste mundo, nosso solo é fonte infindável de recursos. De onde tudo se transforma, suficientemente para fornecer ao homem o necessário, nunca o supérfluo, e o homem na sua negligência e ingratidão acusa a natureza, por sua própria imperícia e imprevidência. Emprega no supérfluo grande parte de sua produção para realizar fantasias e quando chega a época da escassez se espanta diante das suas necessidades, mostrando que ainda não sabe regrar sua vida.
Diante da abundância de recursos de alguns, faltam meios de subsistência para muitos, devido ao egoísmo dos homens em geral e também pela negligência deles mesmos. Kardec nos alerta: A natureza não pode ser responsável pelos vícios de organização sócial nem pelas consequências da ambição e do amor-próprio.

Terceiro momento: solicitar que os evangelizandos citem situações em que a Lei de Conservação é desrespeitada por nós. Após, mostrar algumas fotos ou figuras em que apareçam situações de miséria, desmatamento ou desrespeito aos animais.
Concluir que o mundo está se transformando e que em breve essas cenas não serão mais vistas sobre a Terra. Mostrar, então, fotos de uma realidade mais bela que todos nós podemos construir.
Quarto momento: cantar a seguinte melodia: "O mundo pode ser melhor, depende de mim, depende de ti, depende de todos nos". (autor desconhecido)
Prece de encerramento
Sugestão: Terceiro ciclo.

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 2:

LEI DE DESTRUIÇÃO
1. TEMA:DESTRUIÇÃO ABUSIVA
-OBJETIVOS ESPECÍFICOS: LEVAR A CRIANÇA A ENTENDER A RESPONSABILIDADE QUE TEMOS QUANDO DESTRUÍMOS DESNECESSARIAMENTE.
-FALAR- AÇÃO E REAÇÃO.
-RECURSOS DIDÁTICOS: GRAVURAS.
MOSTRANDO A DESTRUIÇÃO ABUSIVA (AÇÃO DO HOMEM).
-INTRODUÇÃO: PERGUNTAS:
DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DESSA DESTRUIÇÃO?
-DESENVOLVIMENTO: CONVERSAÇÃO.
O HOMEM COMO ANIMAL RACIONAL É O MAIS PERIGOSO. O ELFANTE TÃO GRANDE É INDEFESO CONTRA O HOMEM PORQUE NÃO TEM INTELIGÊNCIA.
O HOMEM PODE ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA FABRICA ARMAS PERIGOSAS. LEMBRAR QUE O FILHOTE DE ELEFANTE PERMANECE AO LADO DO CORPO DA MÃE ATÉ MORRER DE FOME E DE TRISTEZA- O HOMEM MATOU A SUA MÃE POR CAUSA DO MARFIM, PARA FAZER OBJETOS FÚTEIS.
NA ÉPOCA DO NATAL QUANTOS ANIMAIS MORTOS DESNECESSARIAMENTE.
NO CARNAVAL,QUANTOS AINDA POR CAUSA DE SUAS PENAS.
FALAR DO DESMATAMENTO DESNECESSÁRIO PARA O COMÉRCIO DE MADEIRA.

-FIXAÇÃO: PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS PESQUISEM GRAVURAS EM REVISTAS ONDE HAJA DESTRUIÇÃO DESNECESSÁRIA E ABUSIVA.
DEPOIS O EVANGELIZADOR APROVEITA O MATERIAL QUE ELES TROUXERAM E COMENTA COM ELES:
VÍTIMAS DE ENCHENTE
VÍTIMAS DE SECA
INCÊNDIO NAS FLORESTAS
SERÁ QUE ESSAS CRIATURAS NÃO ABUSARAM DA DESTRUIÇÃO NUMA ENCARNAÇÃO PASSADA?
A TELEVISÃO MOSTRA PESSOAS QUE FICARAM IMÓVEIS EM ACIDENTES GRAVES, HOJE SÃO COMANDADAS E AJUDADAS POR MACAQUINHOS TREINADOS.
SERÁ QUE ESSAS PESSOAS NÃO FORAM AQUELAS QUE MUITO ABUSARAM, DESTRUINDO ANIMAIS, SÓ PELO PRAZER DE SEREM SUPERIORES A ELES?
2. TEMA DESTRUIÇÃO NECESSÁRIA
-OBJETIVO ESPECÍFICO:LEVAR A CRIANÇA A ENTENDER O QUE É DESTRUIÇÃO NECESSÁRIA
-RECURSOS DIDÁTICOS: GRAVURAS
HOMENS TRABALHANDO COM MADEIRA
HOMENS TRABALHANDO COM CARNE- AÇOUGUE
FRUTAS E VERDURAS NAS FEIRAS

-INTRODUÇÃO: PERGUNTAS
ESTA DESTRUIÇÃO É ABUSIVA?
-DESENVOLVIMENTO: CONVERSAÇÃO
CONDUZIR A CONVERSA DE MANEIRA QUE CADA CRIANÇA VÁ A LOUSA ESCREVA COISAS QUE DEVEMOS E PODEMOS DESTRUIR, FAZENDO ASSIM UMA GRANDE LISTA..
EXEMPLO:ORGULHO, PREGUIÇA,VAIDADE, GANÂNCIA, MALEDICÊNCIA, EGOISMO, BAGUNÇA, DESOBEDIÊNCIA, ETC
-FIXAÇÃO: DRAMATIZAÇÃO
"O QUE A NATUREZA DIRIA SE PUDESSE SE DEFENDER..."

Fonte: http://vstefanello.webs.com/aulaleismorais.htm

Aula 3:

TEMA: destruição abusiva / destruição necessária
1. Objetivos:
Diferenciar a destruição necessária para que se complete o ciclo da natureza e a destruição abusiva, que é contraria às leis de Deus.
2. Subsídios:
· Evangelho Segundo o Espiritismo; Allan Kardec ; Cap. XII - Amai os vossos inimigos - O duelo, o ódio, a vingança.
· O Livro dos Espíritos; Allan Kardec ; Livro T erc eiro - As Leis Morais - Cap. VI - Lei de Destruição.
3. Incentivação Inicial:
Fazer um cartaz ou desenhar em lousa o ciclo de reciclagem da natureza:

Sais minerais na terra
ß
vegetação Þ morte Þ volta a ser sais minerais
ß
animais herbívoro s Þ morte Þ volta a ser sais minerais
ß
animais carnívoro s Þ morte Þ volta a ser sais minerais

Também fazer o ciclo da água:

Água de rios, mares, lagos
ß
evapora e vira nuvem
ß
o vapor da nuvem se c ondensa formando a chuva
ß
a água retorna para rios, mares lagos

"NADA NA NATUREZA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA"

4. Desenvolvimento:
Explicar e contar às crianças como são os ciclos naturais acima descritos. Mostrar que na natureza tudo está em perfeita harmonia e que existe uma reciclagem da matéria orgânica para inorgânica e vice- versa (fazer uso de
linguagem clara e adequada à idade dos evangelizandos).
Essa reciclagem é necessária para que se mantenha a vida no planeta. Se os seres vivos não morressem, não haveria reciclagem da matéria orgânica para inorgânica, acabando por esgotar os recursos do planeta. Explicar, também, que quando há excesso demográfico, não há alimentos bastantes para todos e muitos morrem de fome, daí a própria natureza estabelecer um equilíbrio. Enfatizar que, pois, ninguém deve matar ninguém, pois a natureza, por si própria, cuida da morte das pessoas.
Também deve ser levantada a questão da destruição ambiental, alertando sobre a necessidade de preservar a natureza, não desmatando, poluindo etc .
5. Avaliação:
Dividir a sala em grupos. Levar cartolina, sucatas, revistas, cola, tesoura etc . Pedir aos evangelizandos que façam cartazes, dividindo a cartolina ao meio e, em uma metade, fazer sobre destruição abusiva e, na outra, sobre a necessária.
6. Fixação:
Pedir aos grupos que mostrem seus cartazes aos colegas, explicando a seleção dos tipos de destruição que fizeram.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Um comentário:

  1. Agradeço imensamente por estas aulas, eu as uso na evangelização que dou, eu e minha amiga adoramos porque são claras e objetivas. Parabéns a todos. Cláudia e Rose

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