terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tema: O que é evangelho no lar?

Aula 1:

Evangelho no Lar

Prece inicial
Primeiro momento: adivinhar o tema da aula. Para esta técnica fizemos 14 riscos no quadro e solicitamos que as crianças digam as letras até formar a palavra. Para cada letra errada desenhávamos o pedaço de uma flor até completá-la (se necessário desenhar mais de uma flor).
Segundo momento: comentar a respeito do significado de:
Evangelho: boa nova (nova significa notícia).
Lar: família.
Subsídios ao evangelizador:
Evangelho no Lar – “O Evangelho não é propriedade do Espiritismo, todos podem e devem implantar o culto cristão em seus lares, visando à renovação de cada um e da Terra, por conseqüência. Jesus fez o primeiro Evangelho na casa de Pedro e, de lá para cá, houve muitas formas de praticá-lo.’’

Evangelho no Lar à luz do espiritismo de Maria T. Compri, edições FEESP

É o momento de reunião da família, para estudar os ensinamentos de Jesus. Promove a união de seus membros. Atrai a assistência dos bons espíritos e evangeliza encarnados e desencarnados que convivem conosco e na nossa casa. É a noite em que Jesus vem pernoitar em nossa casa. Quem faz o Evangelho no Lar há um mês já tem uma pequena luz em sua casa, quem faz há vários anos já tem uma luz enorme, pois quando mais fazemos, maior é a companhia e o auxílio dos bons amigos da espiritualidade.
Terceiro momento - perguntas:
Quem faz o Evangelho no Lar?
É preciso marcar dia e hora certa para realizar o Evangelho no Lar? Sim, a fim de que os bons espíritos possam vir nos auxiliar (eles também têm compromissos e respeitam os horários).
Por que realizar o Evangelho no Lar? Traz proteção para o nosso lar e as pessoas que ali estão. Assim como colocamos sistemas de alarmes, grades, cerca elétrica para nos protegermos de irmãos infelizes, o Evangelho no Lar é a proteção espiritual de nossa casa, pois com o tempo e a evangelização de seus membros, só espíritos convidados pelos espíritos guardiões da casa entrarão em nosso lar e será com o objetivo de aprenderem o Evangelho e modificarem suas atitudes para melhor.
Como se comportam? Gostam? Por quê?
Como iniciamos o Evangelho no Lar? Com uma prece simples e espontânea, a fim de nos harmonizarmos.
Que livros usam? Podemos usar o Evangelho Segundo o Espiritismo, ou um outro livro que tenha mensagens edificantes à luz do Evangelho de Jesus. Quando há crianças participando, deve-se usar histórias infantis que edifiquem, a fim de que elas possam entender a mensagem. Após a leitura fazer comentários a respeito do que foi lido. Na seqüência fazer as vibrações.
O que são vibrações? Vibrar é mandar boas energias, bons pensamentos para todos aqueles que necessitam (familiares, amigos, doentes, pessoas em dificuldades, presidiários, desempregados, alguém que está triste, pela paz entre os países).
O que é a magnetização de água? Magnetizar a água é colocar um pouco de água em um recipiente e solicitar, durante as vibrações, que os bons espíritos coloquem naquela água o remédio e os bons fluidos de que os participantes precisam naquele momento. A água pode ser tomada após a reunião ou durante a semana.
Como encerramos o Evangelho no Lar? Com uma prece simples e espontânea.
Obs.: podemos, também, fazer pedidos durante o Evangelho no Lar e a prece pode ser lida ou decorada, desde que feita com o coração.
Quarto momento: realizar o Evangelho no Lar com as crianças. Sugerimos a história Zuzu, a abelinha que não podia fazer mel. Em nosso site há várias sugestões de histórias.
Quinto momento: para reforçar o que foi ensinado, pedir que façam em aula ou de tema uma frase sobre o Evangelho no Lar e um desenho ilustrando.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 2:

Evangelho no Lar
Explicar o que é estudar o Evangelho no Lar; quais os benefícios e como realizar. Lembrar aos pais que eles podem incluir neste momento de estudo livros infantis (pequenas histórias) para que as crianças possam ler e entender a mensagem.
Sugestão:
.Realizar o Evangelho no Lar em sala de aula. As crianças participam fazendo a prece inicial, lendo um texto previamente escolhido por elas, comentando o assunto, colaborando nas irradiações, fazendo a prece de
encerramento. Ao final, todos bebem a água magnetizada durante o Evangelho.

Fonte:http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário