quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tema: Obsessão.

Aula 1:

Fonte dos desenhos: http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com/2010/06/obsessao.html

Tema: Obsessão na vida cotidiana
Objetivo: Dimensionar a influência dos espíritos no cotidiano.
1. Prece Inicial
2. Quebra- gelo
Formiga morta:
Toda a gente é formiga, exceto 2 pessoas que ficam a apanhar. Cada fez que uma formiga é apanhada tem de se deitar no chão de barriga para cima e abanar os pés e as mãos. As formigas só são salvas quando 4 pessoas pegarem nela (cada pessoa agarra num membro) e a levarem para o ressuscitador de formigas (pequenos quadrados desenhados no chão, não muitos). Depois de ressuscitadas voltam a jogar.
Preparo: desenhar 3 quadrados distanciados no chão com uma fita.
Comentário sobre a dinâmica, comparando com o tema do dia.
3. Atividade introdutória
Desvendar a mensagem cifrada.
4. Atividade reflexiva 1
Comentar sobre a influência dos espíritos em nossas vidas a partir da concepção da vida eterna. Compreender o obsessor como um espírito adoecido, citar maneiras de se prevenir da ação deste e de ajuda- lo.
5. Atividade reflexiva 2
Campo Minado:
Delimita- se um corredor por onde cada pessoa tem de passar de olhos vendados. Neste corredor encontram- se objetos no chão, e o resto do grupo tem de dar indicações à pessoa que está de olhos vendados para esta não pisar nenhum objeto. Cada vez que se pisa um objeto tem de recuar 5 passos. No final, está uma cadeira onde a pessoa quando chega tem de se sentar e dizer uma frase qualquer que foi previamente escolhida. Destac ar 4 pessoas que darão orientações erradas, fazendo o papel de obsessores.
Preparo: Com uma fita delimitar o caminho por onde irá passar e posicionar os obstáculos sem que o "vendado" veja.
6. Atividade avaliativa
Jogo da memória com termos do vocabulário mediúnico.
Preparo: Embaralhar as cartas (feitas previamente) com os termos e as acepções (ex.:Obsessão / Domínio que alguns espíritos logram adquirir sobre certas pessoas.), pedir que cada um a sua vez tente forma os pares.
7. Atividade Criativa
Pedir aos evangelizandos que expressem através de música, poesia, desenho ou representação cênica, como podemos nos proteger e auxiliar um espírito enfermo. Dicas:Oração, Evangelho no lar, boa leitura, boa música, enfim bons hábitos e exemplos. Podem ser sugeridas ou livres.
8. Prece Final

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 2:

PENSAMENTOS

Prece inicial
Primeiro momento: distribuir aos evangelizandos pedaços de papel celofane, em formato de coração, de diversas cores (preto, vermelho, amarelo, azul, transparente). Pedir que eles andem pela sala, olhando através do papel colorido, dizendo baixinho como se sentem, olhando o mundo através daquela cor. Após alguns minutos, as crianças devem trocar os pedaços de papel com os colegas, diversas vezes, até que todos tenham observado a sala com todas as cores de papel.
Segundo momento: indagar aos evangelizandos:
Enxergaram bem com todas as cores?
Era mais fácil de ver com alguma cor? Por quê?
Com qual cor gostaram mais? Por quê?
Terceiro momento: O evangelizador deve ajudar os alunos a concluir que era difícil enxergar através do preto, que tudo parecia triste; que através do amarelo as coisas pareciam ter cores que não possuem; que quanto mais escura a cor (vermelho, azul), mais difícil de ver; que através do papel celofane transparente era possível perceber melhor os objetos, os outros papéis coloridos e a expressão dos colegas. A idéia é comparar as cores com os sentimentos que temos: preto - tristeza; vermelho - euforia, agitação; azul claro - calma; transparente - paz, harmonia - melhor maneira de ver as coisas.
Quarto momento: explicar que os papéis celofanes são em forma de coração simbolizando que cada pessoa vê a vida e o mundo conforme os sentimentos que possui. Por isso as pessoas percebem de diferentes maneiras as mesmas coisas, como se cada uma olhasse através de uma folha colorida diferente.
Quinto momento: lembrar a importância do pensamento e das palavras, modos como expressamos os sentimentos que temos no coração. O pensamento positivo é um hábito que se adquire praticando. Através do pensamento é que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas. Pensamentos negativos, pessimistas, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.
Mas como ter pensamentos bons? Procurando ver sempre o lado bom das coisas, escolhendo coisas construtivas para fazer, leituras edificantes, brincadeiras e conversas positivas (sem fofocas, brigas, brincadeiras de guerra ou filmes de terror); estando em sintonia com a Espiritualidade Superior através da prece, sendo otimista. Perante as dificuldades nossas atitudes devem ser de fé e confiança em Deus, crença em si mesmo (nas capacidades que possuímos), oração e vontade de agir corretamente.

http://lubeheraborde.blogspot.com/2010/11/pensamentos.html

Aula 3:

MEDO

Tenho Medo
-OBJETIVO:
Levar a criança a desenvolver sua autoconfiança, através do desvendamento e da reflexão sobre seus medos.
-MOTIVAÇAO:
1 – levar dentro de uma sacola, um objeto macio, agradável ao tato; pedir que coloquem a mão dentro da sacola e através do tato procurem perceber o que é; descrever o que sentiram.
2 – levar numa segunda sacola um objeto que inspire aflição ao tato; antes de pedir para que coloquem a mão dentro da sacola e adivinhem o que é fazer um clima de suspense:
– o que tem aqui dentro é bem diferente! (agitar a sacola e dizer): - nossa, parece que se mexe! O que será? Descrever o que sentiram.
-DESENVOLVIMENTO:
Formar com eles um conceito de medo, a partir da experiência que fizemos.
1 – O que senti?
2 – O que o medo provoca em mim?
Explicar que: o medo é uma emoção capaz de provocar mudanças no nosso organismo, como: dores na barriga, suor frio, aceleração do coração, tremor, paralisação.
3 – Do que você tem medo?
Neste momento dividir a lousa em duas partes, colocando de um lado o medo prevenção, que podemos chamar de “bom” como: medo de altura, medo de cobra, medo de velocidade, medo de água profunda. Do outro lado da lousa, colocar o medo patológico, que podemos chamar de “ruim”, como: medo de escuro, medo de assombração, medo de injeção, medo de medico ou dentista.
Explicar que o medo prevenção faz parte do nosso instinto de preservação. E o medo patológico é criado por nós, não oferece perigos e cria-nos dificuldades e barreiras. Quando os enfrentamos, percebemos que eles não teem razão de ser. Como por exemplo, na segunda sacola, criamos um suspense, levando vocês a imaginarem que lá dentro tinha algo assustador, que provocava medo! Vocês acreditaram que era algo que poderia feri-los e sentiram medo. Mas que surpresa, quando descobriram que lá dentro só existia uma escova de lavar roupas... – Quem tem medo de escova de lavar roupas?
4 – É isso que devemos fazer com nossos medos.
PRIMEIRO PROCURAR CONHECE-LOS, SEGUNDO, PENSAR SOBRE ELES.
-Exemplo:
1 – O que o escuro pode fazer comigo? Atacar-me? Ferir-me? Acenda a luz ou uma vela e observe, não há nada, só os móveis, aparelhos, enfeites que fazem parte da nossa casa. O RESTO É FRUTO DE NOSSA IMAGINAÇÃO!
2 – Por que tenho tanto medo de injeção? É só uma picada que dói menos que um tropeção daqueles que arrancam a ponta do dedão e que vocês vivem levando por aí.
3 – E o escorpião e a barata? Ah, eles são perigosos para nossa saúde, então vamos manter a casa limpa, em ordem, sem dar chance para que eles fixem suas moradias em nossas casas.
-FIXAÇÃO:
Distribuir folhas para que todos, inclusive os evangelizadores desenhem seus medos. Sugerir que deixemos os desenhos expostos na sala durante um mês, para que possamos, todo sabado, avaliar se estamos conseguindo trabalhar através do raciocínio para vencer nossos medos. Cada um falará o que fez durante a semana para vencer aquele medo.

http://lubeheraborde.blogspot.com/2010/11/pensamentos.html

Aula 4:

Nome do Recurso ou Técnica: Jogo do Aquário.

Evangelizadora: Salette Santana

Objetivo: Fixação de conteúdos.

Tema: Obsessão ( ou o conteúdo a ser fixado )

Material Utilizado: E.V.A

Como Fazer: Fichas em forma de peixes (20 ao todo). Cinco aquários com espaço para 10 peixes. Cinqüenta peixinhos de E.V. A

Como Jogar: Joga-se em até 5 participantes. Cada um na sua vez sorteia uma ficha. Para perguntas respondidas corretamente, pega-se 2 peixinhos (se errar, devolve 2 peixinhos). O objetivo do jogo é completar os 10 peixes da cartela.

Sugestão de ciclos a ser aplicado: Todos.

PERGUNTAS:

Atrás dos peixes grandes

1- O que é a prece?

2- O que é obsessão?

3 - QUE PENA! Sua condição moral inclinada a maledicência atraiu espíritos nesta condição e começam a dirigir-lhe os pensamentos. Devolva 3 peixinhos.

4 -  Como podemos neutralizar a influência dos mais espíritos?

5 - Qual é o melhor remédio para a obsessão?

6 - Como é a ação dos Espíritos Superiores em nossos pensamentos?

7 - VALEU! Você aprendeu que a fascinação é uma ilusão produzida pela ação direta do espíritos sobre o pensamento que paraliza o raciocínio. Pegue 2 peixes.

8 - PENA! Você recusa-se a trabalhar por sua melhoria moral, permanecendo vítima do próprio egoísmo. Devolva 3 pexinhos.

9 - JÓIA! Você já sabe que a obsessão quase sempre exprime vingança que um espírito tira e que com frequencia se realiza pelas ações que o obsidiado manteve com o obsessor em precedente existência. Pegue 1 peixinho.

10 - Qual é a natureza do espírito obsessor?

11 - De que forma os espíritos podem interferirem em nossos pensamentos e atos?

12 - PARABÉNS! Você aprendeu que a obsessão é a ação persistente que um espírito mau exerce sobre um indivíduo. Ganhe 2 peixinhos.

13 - Como o espírito atua na obsessão?

14 - Você não tem o hábito da oração, delegando a terceiros esta tarefa. Devolva 2 peixinhos.

15 - Um espírito obsessor se imantou a você com o propósito de vingança, porém sua atitude hostil não permite o auxílio de benfeitores. Devolva todos os peixinhos.

16 - É ISSO AÍ!  Você já sabe que a obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um mau espírito. Ganhe 2 peixinhos.

17 - Como pode ocorrer a obsessão?

18 - MUITO BEM!  Você sabe que em casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar para tuar sobre o espírito obsessor. Pegue 2 peixinhos.

19 - O que é fascinação?

20 - O que deve-se fazer para a cura da obsessão?

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Fonte:http://www.freewebs.com/vrstefanello

Um comentário:

  1. Gostei muito das dinâmicas apresentadas. Utilizarei na aula de evangelização infanto-juvenil. Muito obrigado e muita Luz a todos!

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