domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tema: Passe e água fluidificada.

Aula 1:

1. TEMA: Fluidoterapia - o que é, tipos.
2. OBJETIVO: A criança deverá: (a) identificar o que seja fluidoterapia, na visão espírita; (b) valorizar o passe e a água fluidificada como recursos de auxílio físico e espiritual, a serem utilizados com discernimento e respeito.
3. BIBLIOGRAFIA: Lc, 4:40; 8:54; 18:35 a 43; Mt, 12:13.
LE, itens 33 e 34; LM, itens 129 a 131; A Gênese, XIV: 1 a 6, 13 a 21, 31 a 34. O Consolador (Emmanuel / F.C.Xavier), itens 103 e 104; Evolução em Dois Mundos (André Luiz / F.C.Xavier), 1a. Parte, caps. I, II e XIII; Mecanismos da Mediunidade (André Luiz /
F.C.Xavier), cap. XXII; Estudando a Mediunidade (J. Martins Peralva), caps. 26 e 27; Segue-me (Emmanuel / F.C.Xavier), caps. “O Passe” e “A Água Fluida”; Pensamento e Vida (Emmanuel / F.C.Xavier), cap. 2.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Análise de figura.
Apresentando a Figura 1, o evangelizador indagará das crianças se sabem o que está ocorrendo ali.
Após as opiniões, explicar que a garota está com sintomas de bronquite, com o peito “chiando”, com dificuldade para respirar, e por isso a mãe colocou no quarto um aparelho de vaporização. Pela respiração, chegará aos brônquios da menina, aos seus pulmões, o vapor impregnado de medicamento, aliviando os sintomas da enfermidade. A garota não está vendo o medicamento, e provavelmente nem o vapor (mais ou menos como o ar que respiramos, sem que o visualizemos), e se o medicamento não tiver cheiro, ela só saberá que o mesmo existe pelos efeitos, depois de um certo tempo.
Comentar que há um tipo de tratamento (terapia), que chamamos de fluídica, ou fluidoterapia, que acontece de maneira parecida com aquela.
b) Desenvolvimento: Diálogo e narração.
Quem já ouviu falar em passe? Não é o passe de ônibus, nem o passe de bola em um jogo de futebol... Estamos falando do passe que se aplica no Centro Espírita.
A palavra passe quer dizer dar passagem, conceder. No caso do passe espírita, o médium (lembramse do que seja um médium? Vimos este assunto na aula passada...) e os Espíritos Protetores doam fluidos bons (energia) para as pessoas doentes, agindo tais fluidos como medicamento, embora não sejam vistos os mesmos, como no caso da inalação. (FIG.2)
E a água fluidificada? Quem dela já se utilizou? Neste caso, os fluidos são passados para a água, que se transforma em remédio, como o vapor de que falamos. (FIG.3)
Jesus usou muito a fluidoterapia, para curar vários tipos de doenças. Com Jesus não havia necessidade de os Espíritos Protetores também doarem fluidos, pois o Mestre os possuía em abundância, tão puros e sadios, que dispensava o concurso de outras pessoas. (FIG.4)
Os médiuns que aplicam passes e fluidificam água devem cuidar bem da qualidade de seus fluidos, cuidando da saúde, dos pensamentos, da conduta... E são, geralmente, auxiliados por Espíritos Benfeitores quando fazem seu trabalho.
Dessa maneira, tanto o passe quanto à água fluidificada são medicamentos, que requerem esforço de Espíritos e médiuns, devendo, por isto mesmo, ser usados somente quando necessários, com confiança em Deus, com respeito.
Vou contar para vocês dois casos de cura efetuados por Jesus, usando a fluidoterapia.
O evangelizador irá narrar (sem ler, mas mostrando às crianças o Evangelho).
de onde as histórias foram tiradas) as passagens contidas em Lucas, 5:12 e 13 e 18: 35 a 43
c) Fixação: Resolução de exercício, com pintura.
Distribuir para cada criança uma cópia do exercício anexo, explicando-lhes que deverão pintar APENAS a opção correta para cada situação.

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Fonte:http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

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