sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tema: Perfeição moral.

Aula 1:

TRILHA DO BEM
MATERIAL
- Cartolina para fazer uma trilha, na qual deve conter boas e más atitudes;
- Dados para jogar;
- Marcadores: grãos, botões...
MODO DE CONFECCIONAR
- Montar uma trilha com, no mínimo, 50 passos, enumerada em ordem crescente;
- De 5 em 5 passos pintar de cores diferentes e colocar ao lado deste quadradinho, uma atitude boa ou má.
COMO JOGAR
- 5 crianças devem jogar em cada trilha, cada uma terá um marcador diferente;
- Iniciará o jogo a criança que tirar maior número no dado, que será lançado por cada uma antes de começar o jogo;
- Quando uma criança cair em um quadradinho pintado de cor diferente, deve ler o que está escrito ao lado dele. Se for uma atitude boa deverá avançar, se for má deverá regredir...
-Ganha o jogo a criança que atingir primeiro a linha de chegada.

Fonte:http://www.ocentroespirita.com/centroespirita/download/evangelizacao-infantil/manual-le1-arquivo1.pdf

Aula 2:

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
MATERIAL
- EVA ou madeira ou isopor;
- Tesoura;
- Desenhos dos personagens de “O Livro dos Espíritos” infantil e de vultos espíritas;
- Palito de churrasco;
- Cola ou fita crepe;
- Papel colorido de várias cores.
MODO DE CONFECCIONAR
- Construir uma escada EVA , madeira, isopor onde os degraus representarão, classes dos espíritos , FAZER 10 degraus;
- Em cada degrau se encaixaria um personagem. Ex. Maricota, Timbolão, Hilda, Chico Xavier, Allan Kardec, Juca Lambisca, Jesus e outros;
- Montar cada personagem como um fantoche de palito para se encaixar na escada;
- Cada degrau de uma cor diferente, seguindo por uma cor mais escura que vai clareando conforme a altura do degrau;
- O evangelizador pode fazer característicos das ordens dos espíritos, caso não queria usar personagens. Ex: uma pessoa que não gosta de estudar,
uma pessoa que estuda muito, mas é muito egoísta e orgulhosa, uma pessoa que brinca de mais e não leva nada a sério.

Fonte:http://www.ocentroespirita.com/centroespirita/download/evangelizacao-infantil/manual-le1-arquivo1.pdf

Aula 3:

1. TEMA: Evolução do Espírito - como se processa
2. OBJETIVO: A criança deverá sentir-se estimulada aos esforços para aquisição do conhecimento e da bondade, por compreendê-los como recursos de evolução do Espírito eterno.
3. BIBLIOGRAFIA:
Mt, 5: 16 e 48; João, 5: 17 e 6: 27.
LE, itens 114 a 127, 776 a 802.
O Consolador (Emmanuel/F.C.Xavier), itens 117 a 120, 123, 131, 204; O Problema do Ser, do Destino e da Dor (Léon Denis), cap. IX; Estudos Espíritas (Joanna de Angelis / Divaldo P. Franco),
cap. 9; Leis Morais da Vida (Joanna de Angelis / Divaldo P. Franco), cap. VIII.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Modelagem.
Distribuir argila ou massa de modelar para as crianças, pedindo-lhes que modelem um pássaro, sem as asas. Explicar que estas serão feitas ao final da aula, com outro material, e serão coladas no passarinho, o qual já terá secado.
Indagar dos pequenos se sabem qual a utilidade das asas. Perguntar também o que aconteceria com o pássaro se ele tivesse uma asa só.
b) Desenvolvimento: Exposição ilustrada.
O evangelizador deverá ampliar os desenhos anexos, de modo a ir formando com eles um painel à medida em que for expondo o tema. Este painel poderá ser colado no quadro de giz, quadro de cortiça ou isopor, com auxílio de fita adesiva ou alfinetes. É importante que o desenho da estrada já esteja afixado no início da exposição, e as outras figuras deverão ser colocadas quando forem sendo nomeadas.
Comentar com as crianças, incentivando-lhes a participação, os seguintes tópicos:
- Um pássaro, quanto mais aperfeiçoada sua estrutura para o vôo, e quanto mais forte e saudável for, maiores alturas alcançará; e quanto mais alto no céu melhor poderá apreciar e viver a beleza e maravilhas da Natureza, respirar ar mais puro, etc.;
- Imaginemos agora uma estrada sem fim, que fosse dar em lugares cada vez mais bonitos e melhores (FIG.1). Nesta estrada caminha nosso amigo Pedro (FIG. 2);
- Esta estrada é o caminho do progresso, que leva à perfeição. Todos os seres criados por Deus passam por ela, pois nosso Pai nos criou para progredirmos e sermos cada vez melhores, mais felizes...;
- Vamos colocar o Pedro aqui no início da estrada. De que ele vai precisar para caminhar?
Ele precisará ter vontade, se esforçar e aproveitar as oportunidades de ir em frente, aprendendo a melhor maneira de caminhar, como vencer os obstáculos ... Por exemplo: se encontrasse uma grande pedra no caminho, o que seria mais fácil? (Fig. 3) Contorná-la ou tentar removê-la? Pedro vai ter que usar sua INTELIGÊNCIA para decidir. Sem exercitar a inteligência, estudando, aprendendo, não conseguiremos resolver os desafios da vida ... ;
- Nosso amigo Pedro continua sua caminhada ... Agora, encontra à beira da estrada alguém que lhe pede ajuda, por estar cansado e faminto. (FIG. 4) O que Pedro deve fazer, a fim de prosseguir alegre e feliz? Deverá ajudar e sentir a consciência tranqüila para continuar ou fingirá que não
viu? Se ele não quiser ajudar, será que conseguirá seguir à frente?
Pedro resolve ajudar, exercitando o AMOR em seu coração. Ele sente que quando praticamos o bem, nosso caminhar se torna mais fácil e rápido na estrada do progresso espiritual, e o caminho vai ficando mais bonito ... (FIG. 5)
A jornada do Pedro é como se fosse o caminhar do Espírito rumo à Perfeição.
Todos os Espíritos foram criados por Deus para chegarem à Perfeição, e para tal o Pai nos dotou de vontade, de força, da consciência que nos indica o certo e o errado, além das oportunidades de aprender. Cabe-nos o esforço para aproveitarmos os recursos, as chances de crescimento,
principalmente desenvolvendo o CONHECIMENTO, através do estudo, e o AMOR, pela prática das boas obras. Estes - CONHECIMENTO e AMOR - são como as duas asas do pássaro, necessárias para um vôo equilibrado.
c) Fixação: Colagem.
Dar a cada criança um par de asas cortadas em papelão, pedindo-lhes que escrevam numa a palavra CONHECIMENTO e na outra AMOR, depois do que deverão colá-las no pássaro que modelaram.
d) Material didático: Figuras anexas ampliadas, fita adesiva ou alfinetes, argila, “asas” recortadas em papel, cola.

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Fonte:http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

Aula 4:

1. TEMA: A Evolução do Espírito.
2. OBJETIVO: As crianças deverão compreender que esta aula está ligada à anterior: - “Evolução do Princípio Inteligente”, que se transformou em Espírito, consciente de si mesmo e da sua evolução, agora como ser humano, em outra jornada evolutiva.
3. BIBLIOGRAFIA:
LE, itens 114, 115, 600, 607-a e 609. Evolução em Dois Mundos (A. Luiz / F.C.Xavier), cap. III.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Exposição dialogada.
Na aula anterior vimos que o Princípio Inteligente, no último estágio evolutivo do Reino Animal, sofreu uma transformação e se tornou ESPÍRITO.
Entrou então no período pré-humano, fazendo a sua jornada primitiva através de corpos inferiores, que o próprio Espírito iniciante aperfeiçoou através dos tempos.
TRÊS FASES DISTINTAS DO HOMEM PRIMITIVO
Nestes desenhos se nota claramente as três últimas fases distintas do homem primitivo, concebidos cientificamente, através de esqueletos descobertos e remontados.
O último homem, o mais perfeito, floresceu há mais ou menos duzentos mil anos (200.000), conforme nos ensina André Luiz, no livro Evolução em dois Mundos.
b) Desenvolvimento: Exposição dialogada.
JORNADA EVOLUTIVA
O Espírito, no Reino Humano, inicia a sua jornada evolutiva SIMPLES e IGNORANTE, isto é, sem maldade e sem saber, amparado por Espíritos superiores, assim como os pais procedem com as crianças, desde o seu primeiro choro.
Deus a cada um determinou uma missão, com o fim de fazê-lo chegar progressivamente à perfeição.
Assim, à medida que vai se aperfeiçoando, passa de uma ordem inferior para outra mais elevada, através das reencarnações.
Nos tempos atuais, há milênios de milênios daquela época, nós, humanos, estamos ainda em evolução.
Mas, graças ao Espiritismo, compreendemos e seguimos os ensinos de Jesus, em busca de nosso aperfeiçoamento espiritual.
c) Avaliação: Interrogatório.
Sintetizamos os ensinos desta aula e da anterior, em três itens, para debatê-los com vocês, a fim de verificarmos se extraímos realmente a essência dos seus ensinos:
1º - O Princípio Inteligente fez milhares de milhares de jornadas nos Reinos da Natureza, usando um número sem conta de formas, e se transformou em Espírito humano.
De acordo? Querem dialogar?
2º - O Espírito humano, usando somente corpos humanos em diversas fases de sua evolução, vem fazendo milhares de reencarnações, sempre com o corpo humano, chegando ao estágio evolutivo de hoje.
Concordam? Querem acrescentar algo?
3º - Agora, ainda imperfeitos, temos as luzes do Espiritismo, que revive o Evangelho de Jesus, possibilitando-nos atingir a perfeição que tanto desejamos.
Certo? Tudo ficou claro?
d) Material didático:
Uma folha, com desenhos de homens primitivos.
TRÊS FASES DISTINTAS DE HOMENS PRIMITIVOS
Nesses desenhos, reconstituídos cientificamente, através de esqueletos descobertos e remontados, nota-se claramente três fases distintas do homem primitivo.
(Livro: “O Homem pré-histórico”, LIFE)

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Fonte:http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

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