quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tema: Suicídio, causas e consequências.

Aula 1:

A vida deve ser florida
Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber o valor da vida e o mistério que a envolve.
Material necessário: Papel de seda de várias cores.
1º - A professora deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio.
2º - Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores.
3º - Motivar todos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedir para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero. Isso também ocorre em nossa vida: em alguns momentos é mais tranqüila, em outros, mais áspera. Mas, apesar de tudo, nossa vida vibra.
4º - A professora deve pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deve explicar que nem sempre tudo é tão bom, nem sempre a nossa vida vibra tanto. Todos passam por maus momentos.
5º - A professora deve perguntar o que “mata” a nossa vida, o que faz com que ela vibre menos, e exemplificar: desemprego, inveja, ciúme, violência... Deve solicitar a ajuda dos participantes para que citem outros exemplos, e cada palavra “morte” enunciada, pedir que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
6º - Com a bolinha na mão, a professora pergunta ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”. Talvez alguns digam para jogá-la fora. Nesse momento, a professora questionará: “Como vamos jogar fora a nossa vida? O que podemos fazer?”. Alguém poderá dizer para reconstruí-la. “Mas como?” A professora, então, deve motivar o grupo a falar palavras de vida (emprego, amor, amizade, justiça...), e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel.
7º - Com o papel todo aberto, a professora deve questionar: “Mas e agora? Está cheio de rugas? São as rugas do tempo; assim é a nossa vida. O que fazer? Vamos ver se a vida ainda vibra?”. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.
8º - A professora, então, pede aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.
9º - A professora instrui os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
10º - Agora pede para colocarem os pedacinhos de maneira que fiquem um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.
11º - A professora pede aos alunos que coloquem o dedo indicador no centro das “cruzes” e modelem uma flor. E acrescenta que a vida, por mais dolorida e cheia de rugas, ainda pode florescer. Às vezes, perde a vibração, mas nunca é tarde para florescer.

Fonte:http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com/2009/08/dinamicas.html

Aula 2:

Tema: Suicídio – causas e conseqüências.

1 ciclo.

Objetivos: Explicar as causas e as conseqüências do suicídio.

Estratégia: 1. Prece. 2. Poema: Medão no coração – Sapo soberbo, comentar o poema e encaminhar o assunto da aula. 3. Diálogo: o que significa o suicídio? O que leva as pessoas a não mais desejarem viver? O que acontece com as pessoas que se suicidam? Para onde vão? Se uma pessoa bebe e é atropelada ou bate o carro, ela cometeu um suicídio? Quando as pessoas participam de esportes radicais e acabam por desencarnar, é considerado suicídio? Obs. Trabalhar as questões com sorteio pelos evangelizandos e debate no grupo. 4. Frase enigmática “Só Deus pode tirar a vida”.

Relato: As crianças estavam bem participativas, discutindo o assunto com profundidade.

Aula realizada na SEBP.

Aula 3:

Tema: Suicídio – causas e conseqüências.

2 Ciclo.

Objetivos: Compreender que ninguém tem o direito de eliminar a própria vida. Reconhecer as possíveis causas e conseqüências do suicídio. Perceber que só a ignorância e a falta de fé em Deus podem levar as pessoas a se rebelar contra os seus desígnios. Conhecer, estudar e divulgar os ensinamentos espíritas como forma eficaz de evitar o suicídio e orientar e consolar familiares e amigos de suicidas.

Estratégia: Música de Gonzaguinha: É a vida, como incentivo para a pergunta: “Qual é o primeiro de todos os direitos naturais do homem?”. Comentários sobre algumas questões do LE. Leitura de uma entrevista com uma suicida (do livro Estante da vida – Chico Xavier, Irmão X). Breve comentário sobre pesquisa no Reformador, edição da internet, “Suicídio agora é caso de saúde pública e do projeto ComViver” (30/08/2006). Carta enigmática.

Relato: Foi bem participativa a aula. Surgiram muitas perguntas, que em virtude do tempo, não foram respondidas. A carta enigmática não pode ser executada, devido ao número de evangelizandos na sala. Comentei sobre a terapia do abraço, e eles demonstraram interesse sobre o tema Sonhos.

Aula realizada na SEBP. 

Aula 4:

Tema: Suicídio – causas e conseqüências.

Maternal .

Recorte do tema: Amar a vida e cuidados com o corpo.

Objetivos: Conscientizá-los do porquê da necessidade de amar o corpo e a nossa vida. Mostrar que nosso corpo físico é um belo presente de Deus, e que devemos amá-lo e respeitá-lo como toda a obra de Deus. Que o evangelizando identifique cada parte de seu corpo, pois cada uma é importante.

Estratégia: História: A girafa Zazá. Levar um espelho e perguntar a eles o que vêem nele. Falar que a imagem que estão vendo (corpo) é um presente. Desenhar o corpo de um evangelizando em papel pardo, com a criança deitada enquanto as outras fazem o contorno. Levar desenhos com crianças escovando os dentes, lavando as mãos, tomando banho, a fim de que o evangelizando possa colorir com cola colorida.

Aula realizada na SEBP.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho e muito obrigada pela iniciativa de compartilharem tantas aulas abençoadas.

    Que Jesus os ilumine sempre...

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  2. Legal! Muito boa as sugestões. Iluminiu meus pensamentos. Valeu. Deus abençoe vcs!

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