quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tema: Transformação do corpo-cuidados com o corpo.

Aula 1:

1- Tema: Corpo – Dádiva Divina. – Nosso corpo é uma dádiva divina. Dádiva é um presente muito especial.
Quem nos deu o corpo como presente? Sim, foi Deus. O corpo serve de moradia, de casinha para nosso espírito. Devemos considerar nosso corpo como uma roupa preciosa e cuidar dela com muito carinho, para
que ela esteja em condições de ser usada por muito tempo. Gostamos de ver nossa casa, nosso quarto sempre limpinho e arrumadinho, não é? Da mesma maneira a casa do nosso espírito também deve estar sempre limpinha e arrumadinha. Como podemos cuidar do corpo? Sendo higiênicos, nos alimentando de coisas saudáveis. O que podemos fazer com nosso corpinho? Caminhar, correr, abraçar, ver, comer, cheirar, etc ...
2- Os corpos tem diferenças, raça, peso, altura, mas apesar dessas diferenças, para Deus e para nós não tem importância, pois todos somos filhos de Deus e todos merecem respeito e amizade.
3- Meu corpinho eu vou amar... com carinho eu vou cuidar.... (músic a p/ fixar o tema).

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 2:

Cuidados com o corpo físico

Prece Inicial
Primeiro momento: contar a história "Que Coisa Esquisita", da Coleção Conte Mais, Vol. I, FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Livraria e Editora Francisco Spinelli. Ou utilizar outra história sobre cuidados com o corpo físico e hábitos de higiene.
Segundo momento: levar um espelho para que as crianças possam se observar, lembrando que cada parte de nosso corpo exerce uma função muito importante, pois é através dele que podemos sentir os cheiros das coisas, ouvir, olhar as belezas que Deus criou, sentir o paladar, caminhar, entre tantas outras coisas.
Lembrar que o corpo que hoje usamos foi presente de Deus, por isso devemos ter muito cuidado com ele. Que cada um tem o corpo que precisa para evoluir.
Terceiro momento - questionar:
Quais são os cuidados que devemos ter com o nosso corpo físico?
- Cuidados com a higiene: tomar banho, cortar as unhas, escovar os dentes, cortar os cabelos, lavar as mãos, etc.
- Cuidados com a alimentação: comer alimentos saudáveis como frutas e verduras, evitar o excesso de guloseimas (chocolates, balas, salgadinhos).
- Cuidados com a saúde: tomar cuidado com a higiene e a alimentação, cuidar para não se machucar quando brincar, evitar o excesso de sol, tomar vacinas, praticar exercícios físicos, ir ao médico e ao dentista quando necessário e outras atitudes que contribuem para se preservar a saúde do corpo físico.
Quarto momento - atividade 1: levar um cartaz com o título “Salada de fruta” com o desenho de uma árvore em papelão ou cartolina, com vários pirulitos colados.
Apresentar a árvore aos evangelizandos e questionar quais os cuidados que devemos ter com ela (água, sol, terra, adubo). Comparar o corpo físico com a árvore, pois cuidando do corpo físico ele também ficará bonito e cheia de frutos gostosos (saúde física).
Pedir para que cada evangelizando diga a fruta que mais gosta e tire um pirulito. O evangelizador deve escrever ou desenhar a fruta no lugar do pirulito.
Quinto momento - atividade 2: desenhos para colorir.
Sugestões de desenhos:
Menina lavando as mãos.
Menino lavando as mãos.
Menina penteando os cabelos.
Menino tomando banho.
Menino escovando os dentes.
Menino cortando as unhas.
Prece de encerramento.

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 3:

Alimentação saudável
Deus nos deu a natureza a fim de que retiremos dela nosso alimento; tudo o que comemos e bebemos possui sua origem na natureza, o homem apenas transforma os materiais.
Sugestões:
. Colocar em uma caixa diversos tipos de alimentos: pão, bolacha, leite, suco, água, frutas, legumes, açúcar, sal, cereais. Cada aluno pega algo na caixa, diz a característica do alimento (se é doce, salgado, ácido, azedo) e qual a origem do alimento. Ao final pode ser servido um pedaço de pão ou bolo para todos.
. Após a atividade anterior, de identificação dos alimentos, falar das vitaminas dos alimentos e a importância de se comer o que é bom para a saúde. Convidá- los a preparar um lanche. Fazer com que eles repartam de maneira igual os alimentos, aproveitando para salientar a solidariedade, o fato de todos participarem na tarefa e a satisfação de
se obter o resultado. Pode- se fazer uma batida de leite com banana ou uma salada de frutas.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 4:

1. TEMA: O Corpo Físico - temperança
2. OBJETIVO: A criança aceitará a importância de cuidar do corpo físico, enquanto precioso instrumento do Espírito em seu aprendizado, predispondo-se a evitar quaisquer tipos de excessos que possam perturbar-lhe o funcionamento.
3. BIBLIOGRAFIA:
I Cor, 6: 19 e 20.
LE, q. 372, 702 a 727. Conduta Espírita (André Luiz / Waldo Vieira), cap. 34; Pão Nosso (Emmanuel / F.C.Xavier),
cap. 12; Caminho, Verdade e Vida (Emmanuel / F.C.Xavier), cap. 13; Lampadário Espírita (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), cap. 4.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Exploração de objeto, diálogo.
Mostrar às crianças um pedaço de grafite (retirado de lápis), um lápis rachado, sem ponta, “roído”, e um lápis bom, bem apontado. Perguntar-lhes para que servem aqueles objetos, e qual elas escolheriam para escrever.
Comentar que a grafite, para prestar-se à escrita, precisa de um revestimento, um “vestido”, que é a madeira do lápis. E com o lápis podemos escrever muita coisa boa, bonita, útil. Naturalmente que, quanto melhores forem as condições do lápis, mais fácil será seu manuseio pelo usuário. Continuar explicando que muitas outras coisas precisam de um revestimento para serem utilizadas; até o Espírito precisa de um corpo de carne para atuar no mundo material!
Relembrar a aula anterior (Pão do Corpo e Pão da Alma), rapidamente, enfatizando a necessidade de cuidarmos do Espírito e do corpo, para finalizar dizendo que hoje veremos alguns cuidados a serem dispensados a esta máquina maravilhosa que é nosso organismo material.
b) Desenvolvimento: Exposição com figuras.
Fazer uma cópia grande da Figura 1, separando o menino, das figuras da direita.
Afixar no quadro, uma a uma, as figuras da direita, fazendo, após cada fixação, as seguintes perguntas: (a) o que é, (b) para que serve, (3) que cuidados devem ser tomados para sua conservação.
Após as explicações e comentários pertinentes ( a bomba de gasolina abastece o motor do carro e o faz funcionar; a máquina fotográfica registra imagens; o computador realiza muitas operações matemáticas, artísticas, recreativas, etc., as rodas do carro servem ao movimento do mesmo, o
liquidificador tritura alimentos), enfatizar que estas máquinas têm funções próprias e sempre são acionadas pela vontade de alguém. Mas, se não estiverem em boas condições, não funcionarão direito, por mais que se tente. O nosso corpo é como se fosse um conjunto de várias máquinas, sob o comando do Espírito, que pode utilizá-las para se aperfeiçoar (quando utilizamos os olhos e o cérebro para ler e estudar, estamos aperfeiçoando a inteligência; quando usamos a boca para pronunciar boas palavras, as mãos para fazer o bem, etc., estamos aprimorando os sentimentos...).
Colocar no quadro a figura do menino e ir comparando as figuras a órgãos e estruturas do corpo humano, ligando umas às outros: a bomba com o coração, a máquina fotográfica com os olhos, o computador com o cérebro, as rodas com os pés, o liquidificador com os dentes.
Finalizar comentando que, assim como os aparelhos precisam de cuidados para funcionarem bem, nosso corpo também os merece. E cuidar do corpo é: não ter vícios (cigarro, bebida alcoólica e outras drogas), tomar banho, se alimentar sem excessos e nas horas certas, praticar esporte, não ter
raiva nem afobação, não ser ocioso, não se preocupar em demasia com modismos e coisas que passam rápido, não ser mesquinho nem usurário, etc...
c) Fixação: Exercício anexo.
Para crianças não alfabetizadas pode-se distribuir cópia da Figura 1, pedindo-lhes que liguem os equipamentos aos órgãos correspondentes no corpo.

image

LEVE AS SÍLABAS ATÉ OS CÍRCULOS E DESCUBRA COISAS
QUE PREJUDICAM A SAÚDE DE NOSSO CORPO:

image

Fonte: http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário