segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tema: Lei de causa e efeito

 

AULA 1:

Tema: Ação e reação
1. Prece Inicial
2.Fixação Inicial: Levar uma tábua para a sala e pedir que as crianças/jovens a perfurem com pregos. Após isso peça que observem as marcas que ficaram.
3. Desenvolvimento:
Introdução
Mostrar figuras numa revista: rostos de pessoa e perguntar por que estão felizes, tristes, ou
preocupadas, etc..
Deixar cair um lápis / caneta empurrar uma bolinha, puxar um fio e perguntar por que eles se
moveram.
Perguntar por que alguém fica gripado, ou com dor de barriga.
Mostrar que tudo tem um porque, todas as coisas tem uma causa, tudo que se faz tem uma
conseqüência.
História:
A Tábua
“Quando menino eu era traquinas, rabugento, respondia a tudo que me dissessem e não contribuía, absolutamente, para que nossa casa fosse um paraíso. Muito pelo contrário!
Meus pais me aconselhavam com paciência infinita e com muito amor sem que eu, entretanto, seguisse os seus conselhos.
Um dia papai me chamou para conversarmos. Eu tinha feito diabruras de toda espécie e pensei que ele tinha perdido a paciência e ia, ou dar-me uma surra, ou um castigo e uma repreensão.
Ele, todavia, não fez nada disso. Não parecia aborrecido e simplesmente me disse:
- Filho, eu percebo que você não tem idéia do que é a sua conduta. Mas pensei em algo que
poderá lhe mostrar isso muito bem. É uma brincadeira, mas poderá lhe ajudar muito. Venha
comigo.
Levou-me à sua improvisada oficina de trabalho. Lá dentro falou-me:
Veja tenho aquiu ma tábua nova, lisa e bonit.a Todas as vezes que você desobedecer ou
tiver uma ação indevida, espetarei um prego nela.
Pobre tábua! Em breve estava crivada de pregos! Mas, a cada vez que eu ouvia meu pai batendo o martelo, sentia um aperto por dentro. Não era só a perda daquela tábua tão bonita, aquilo era, também, uma humilhação que eu mesmo me infringia.
Até que um dia, quando já havia pouco espaço para outros pregos, eu me compadeci da tábua e desejei, de todo o coração, vê-la nova, bonita e polida como era. Fui correndo fazer essa confissão a meu pai e ele, fingindo ter pensado um pouco, me disse:
- Podemos tentar uma coisa. De cada vez que você se portar bem. em qualquer situação, eu arranco um prego. Vamos experimentar.
Os pregos foram desaparecendo até que, ao fim de certo tempo, não havia nenhum! Mas não fiquei contente. É que reparei que a tábua, embora não tivesse pregos, guardava as marcas deles.
Discuti isso com meu pai que me respondeu:
- É verdade, meu filho, os pregos desapareceram, porém as marcas nunca poderão ser apagadas. Acontece o mesmo com o nosso coração. Cada má ação que praticamos deixa nele
uma feia marca. E mesmo que deixarmos de cometer a falta, a marca fica lá: é a culpa.
Nunca mais me esqueci daqueles pregos e dal istaá beu a polida, cuja beleza foi inapelavelmente destruída. E passei a tomar muito cuidado para que a sensação da culpa não marcasse daquela forma o meu coração. Essa experiência me fez pensar muito e estou certo de que, uma vida digna e bem vivida poderá levar um coração, até o fim, a se manter livre de qualquer prego e das marcas conseqüentes”.
Brincadeira 1: Se a aula for com crianças pequenas também
Tirar expressões de uma sacola e perguntar quais dessas coisas devemos fazer. (Colocar na sacola coisas boas e não tão boas, mas bem simples, para que todos participem) e colar no quadro (colar com papel cartão no verso) só as que forem respondidas como que devemos fazer.
Brincadeira 2: Se a aula for para jovens Fazer aos outros
Material: papel ofício, lápis.
tempo de duração: 10min.
PROCEDIMENTOS: o monitor irá dividir o grupo em pares, e entregar um pedaço de papel a cada dupla, depois pedir para que um dos componentes passe uma tarefa para o outro componente fazer. após a conclusão de todos, o monitor pedirá para que aquele que passou a tarefa a realize.
OBJETIVOS: mostrar ao jovem a " lei de ação e reação ", e que devemos desejar ao próximo
aquilo que desejamos para nós.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

AULA 2:

Lei de Causa e Efeito
Prece inicial
Distribuir papel com uma atividade (dizer oi, pisar no pé, fazer careta, dar um abraço, dar um sorriso...). O que está esc no papel deverá ser feito ao colega da direita. Depois cada um coloca o seu nome no verso do papel que recebeu e devolve para caixa.
Dar a cada criança uma bolinha de tênis e pedir que elas joguem contra a parede (devagar). Perguntar: *o que acontec bola? * a bola volta? * Por quê? * Que velocidade ela tem?
Comentar algumas atitudes e suas conseqüências: * comer demais (passar mal, dor de barriga) * estudar bastante para prova * não tomar banho * tomar banho * tomar muito sol *dormir tarde e acordar cedo * jogar vídeo- game demais.
Conclusão: toda atitude tem uma conseqüência.
Perguntar: Deus é bondoso e justo? Por quê? Deus governa o universo com base na Lei de Causa e Efeito. Tudo o acontece tem uma causa e uma conseqüência.
Cada pessoa é responsável por suas atitudes, e colhe as conseqüências do que fizer. E tudo o que fizermos de bom ou ruim volta para nós.
As leis dos seres humanos às vezes não são cumpridas. Mas as leis de Deus sempre são cumpridas. Elas não mudam e são perfeitas.
Ex: roubo. O ladrão pode não ser preso ou condenado, mas ele não foge da justiça Divina. Por isso dizemos que Deus tudo. Não é necessária vingança.
As conseqüências dos atos podem ser positivas, se os atos forem positivos. Ou podem ser negativas, se os atos negativos. Os atos podem ser desta vida ou de uma vida anterior.
Por isso a dor e o sofrimento não são castigos de Deus, são apenas conseqüências de atos desta vida ou de reencarnação passada.
Contar a história das árvores. Perguntar o que entenderam da história.
História
Tinha dois meninos e o primeiro tinha sementes de limão e as plantou, passado o tempo necessário, a árvore cresceu e quando ele foi colher não gostou do resultado pois a fruta era um limão.....
Um outro menino, plantou sementes de laranja, aconteceu o mesmo que o outro, a árvore cresceu e deu doces frutos.
Fazer a relação das sementes com nossas ações, o sol como Deus que nasce e brilha para todos e os frutos o resultado de nossas ações, serão bons ou ruins de acordo com as sementes (ações).
Obs.: na medida que contávamos a história, íamos montando no quadro.
Material utilizado: 2 bonecos de eva, duas árvores, papel picado representando as sementes, um gramado, sol.
Retornar a atividade inicial - cada criança tira um papel da caixa, lê o nome do colega e o procura. Faz para ele o que havia feito para o outro. Levando as crianças a concluírem que tudo o que fazemos aos outros volta para nós mesmos.
Obs.: na nossa aula houve a necessidade de explicar que não devemos julgar ninguém que esta passando por algumadificuldade (ex.: pessoa deficiente, problemas de saúde, dificuldades materiais). Salientando que o espírito pode ter pedido tal dificuldade para evoluir mais rápido. O que importa é nosso respeito e amizade.
Atividade:
Texto enigmático e um acróstico com as palavras Causa e Efeito, REPRESENTANDO VIRTUDES ,  Esperança, Amor, União...

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário